Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, a Prefeitura Municipal de Tefé promoveu a primeira etapa da Conferência Nacional de Educação – Conae 2022. O evento deu início na quarta-feira (3), no auditório do Centro de Estudos Superiores (CEST/UEA) do município.
A conferência abordou os temas propostos pelo fórum nacional de educação e as questões relativas às avaliações do Plano Municipal de Educação 2014-2024, bem como a avaliação da evolução das políticas educacionais, no intervalo de 2018-2022, quadriênio transcorrido entre a última e a próxima Conferência Nacional de Educação.
A CONAE é um instrumento que visa a democratização da construção de políticas públicas na implementação do Plano Municipal de Educação (PME/SJ).
A programação iniciou com o credenciamento dos participantes, que assistiram um vídeo sobre a educação em Tefé. Dando sequência a programação de abertura, foi apresentada a composição da mesa, com a entoação do hino nacional brasileiro e de Tefé, e o debate sobre o regimento da conferência municipal de educação.
As atividades deram continuidade, pela parte da tarde com as palestras sobre a Inclusão, Equidade e Qualidade, Plano Nacional de Educação, e Criação do SNE: Avaliação da Legislação inerente e do modelo em construção.
Encerramento
Nesta quinta-feira (4), acontece o encerramento do evento, onde serão debatidos sobre os grupos dos eixos da conferência, a preparação do material para apresentação na plenária a , socialização e a votação de propostas.
Para o prefeito Nicson Marreira, o momento é fundamental para que novas políticas públicas da educação sejam elaboradas, discutidas e levadas para a próxima etapa da CONAE.
“Esse evento é importante, porque nos permite elaborar e discutir propostas para a melhoria do ensino de nossa Rede Municipal de Educação. Juntos a gente constroi um ensino mais eficiente e igualitário”, completou.
“As propostas serão apresentadas na IV Conferência Nacional de Educação que ocorrerá em novembro de 2022, e visa canalizar aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com os poderes executivo e legislativo propostas para definição e implementação de políticas públicas na educação”, secretário de educação de Tefé, Marcus Lúcio.
FONTE: Por SEMCOM