Vídeos mostram o descaso com as mulheres que acabaram de dar à luz. Direção da unidade diz que elas recusaram transferência.
Puérperas internadas na Maternidade Nazira Daou, em Manaus, foram realocadas para cadeiras no corredor da unidade de saúde após o parto. Vídeos registrados por familiares na manhã desta segunda-feira (8) mostram o descaso com as mulheres que acabaram de dar à luz aos bebês.
Imagens foram registradas pela mãe de uma das jovens, que horas antes deu a luz ao primeiro filho. O pós-parto está sendo no corredor da maternidade.
A diretora da unidade, Andrea Castro, informou à Rede Amazônica que as duas mulheres que foram flagradas no corredor negaram a transferência para outra maternidade.
A auxiliar de serviços gerais Paula Vieira, mãe de uma das puérperas, reclama que a bolsa do neném agora fica no chão, e a filha está próxima da porta, correndo risco de infecção por conta do alto fluxo de pessoas.
A filha da doméstica Laudelina Calixto também teve que sair do leito para dar espaço a outras grávidas que chegam na maternidade.
De acordo com ela, a direção da unidade negou alta da mãe e do bebê, e se dispôs a transferir os dois para uma unidade no bairro Colônia Antônio Aleixo. Porém, a família afirmou que não aceitou pois é distante, e como é do interior do estado, teria problemas na locomoção.
A Maternidade Nazira Daou, inaugurada em 2002, tem 66 leitos no total. Segundo a direção, quando a demanda aumenta, a orientação é de que mulheres no pós-parto com o quadro estável sejam transferidas para outras unidades na capital, indicadas pelo núcleo interno de regulação, que verifica a disponibilidade de leitos. Mas nem todas aceitam essa transferência.
FONTE: Por G1 AM