Atriz descobriu a doença durante um exame de rotina e já passou por uma cirurgia
A atriz sul-coreana Park So-dam, que ficou conhecida mundialmente por sua participação no filme vencedor do Oscar, “Parasita”, foi diagnosticada com carcinoma papilífero, um tipo de câncer de tireoide.
Park, de 30 anos, foi diagnosticada durante um exame de rotina e já passou por uma cirurgia para retirada do tumor, revelou a agência que cuida de sua carreira, a ArtistCompany, em um comunicado enviado à CNN nesta segunda-feira (13).
O carcinoma papilífero é o tipo mais comum de câncer de tireoide, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS). Normalmente afeta pessoas com menos de 40 anos, principalmente mulheres, e tende a ser mais fácil de tratar do que outros os tipos.
“Cerca de 9 em cada 10 pessoas estão vivas 5 anos após o diagnóstico de câncer de tireoide”, diz o NHS em seu site. “Muitos deles estão curados e terão uma vida útil normal.”
A doença de Park interrompeu os planos da atriz de promover seu próximo filme, “Special Delivery”, deixando-a “muito decepcionada”, de acordo com a declaração da ArtistCompany. “Gostaríamos de agradecer mais uma vez a todos por apoiaram ‘Special Delivery’ e a atriz Park So-dam (…). A atriz se concentrará em sua recuperação para que possa estar saudável no futuro. A ArtistCompany também fará o melhor para ajudá-la em sua recuperação”, diz o comunicado.
Park apareceu em uma série de filmes e séries de TV sul-coreanas, incluindo “The Priests” (2015) e “The Silenced” (2015), mas se destacou com o sucesso mundial “Parasita”, de 2019.
O filme, dirigido por Bong Joon Ho, tornou-se o primeiro filme em idioma não inglês e o primeiro filme sul-coreano a ganhar o prêmio de melhor filme no Oscar em fevereiro de 2020.
Park interpreta Kim Ki Jung, uma jovem de família pobre que finge ser uma arteterapeuta para conseguir um emprego como professora dos filhos de uma família rica.
FONTE: Por CNN