Início Política FVS diz que espera balanço do carnaval para avaliar fim da obrigatoriedade...

FVS diz que espera balanço do carnaval para avaliar fim da obrigatoriedade do uso da máscara em Manaus

0
26 de maio: menino da comunidade ribeirinha Educandos, em Manaus, usa máscara em meio a lixo jogado no rio durante a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. — Foto: Michael Dantas/AFP

Nessa terça-feira (8), o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou que não será mais obrigatório o uso de máscaras em locais abertos a partir do dia 16 deste mês.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) disse que vai esperar o balanço a Covid-19 durante o período do Carnaval para avaliar o fim da obrigatoriedade do uso da máscara em locais abertos em Manaus.

Nessa terça-feira (8), o prefeito da capital, David Almeida, anunciou que não será mais obrigatório o uso de máscaras em locais abertos a partir do dia 16 deste mês. A aplicação da medida irá depender do número de casos registrados da Covid-19.

No entanto, questionada pelo g1 sobre a medida, a FVS disse que o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento da Covid-19 está analisando o cenário epidemiológico dos próximos 14 dias, que deve demonstrar se houve ou não impacto decorrente do feriado prolongado de Carnaval.

A análise vai funcionar como ferramenta técnica para interpretar o cenário epidemiológico da Covid-19 atualizado. Mas ainda segundo o órgão, a decisão sobre o assunto vai ficar por conta do Comitê de Combate à Covid-19, do Governo do Amazonas.

Nessa terça-feira, em entrevista ao g1, o infectologista Nelson Barbosa avaliou como uma medida arriscada o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos de Manaus. Para ele, a vacinação precisa avançar não apenas em Manaus, mas em todo o estado.

“Apesar da cobertura vacinal em Manaus estar em torno de 70%, estamos vendo que isso não é uniforme nos outros municípios do interior do estado. Mais de 37 municípios têm a cobertura vacinal abaixo dos 50%. Então é um cenário que precisa ser visto com cautela, porque pode ser uma medida arriscada e de um otimismo imprudente”.

Segundo o vacinômetro da Prefeitura de Manaus, 80% de toda a população manauara recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid. No entanto, quando se fala em esquema vacinal completo, ou seja, as duas doses do imunizante, a situação é crítica: apenas 67% da população completou o ciclo de imunização.

Isso sem falar das pessoas que já receberam a dose de reforço dos imunizantes. Segundo o balanço da prefeitura, apenas 25% recebeu.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui