Hospital era referência no tratamento de casos de Covid, mas por conta da redução de casos, não recebe pacientes desde o segundo semestre de 2021. Unidade começou a ser desmontada em fevereiro deste ano.
Após redução de casos de Covid, o Governo do Amazonas revogou o decreto para requisição de leitos no Hospital Nilton Lins, unidade de referência no tratamento da doença no Estado.
A unidade estava requisitada desde janeiro de 2021, mas por conta da redução de casos, não recebe pacientes desde o segundo semestre do ano passado. O Hospital Nilton Lins começou a ser desmontado em fevereiro deste ano.
A decisão de revogar a requisição levou em consideração a queda na taxa de internações e uso dos leitos Covid-19 na rede pública, que atualmente é de 15% nos leitos nos leitos clínicos e de 13% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além da melhora no cenário epidemiológico.
Com a desmobilização, equipamentos, medicamentos, insumos, mobiliário e pessoal já foram remanejados para as outras unidades de saúde da rede estadual.
Pacientes redirecionados
Os pacientes diagnosticados com a Covid seguirão sendo direcionados às unidades da capital, com o Hospital Delphina Aziz sendo referência para o tratamento da doença, com disposição de 196 leitos clínicos e 80 de UTI.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as unidades de urgência e emergência Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPA e UPA) e prontos-socorros também estão abertas para atendimento inicial dos casos suspeitos de Covid.
FONTE: Por G1 AM