Início Destaques Farmácias de Manaus iniciam vendas de autotestes de Covid-19

Farmácias de Manaus iniciam vendas de autotestes de Covid-19

0
Foto: Adriano Ishibashi/Framephoto/Estadão Conteúdo

As redes de farmácias de Manaus começaram a comercializar os autotestes de Covid-19 nessa terça-feira (29).

O item está sendo vendido com preços a partir de R$59, na capital amazonense. No entanto, os autotestes ainda não estão disponíveis em todas as drogarias.

A utilização desse método foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em todo o Brasil, em janeiro. Até o momento, o órgão liberou apenas seis modelos de testes.

Os autotestes liberados pela Anvisa são de modelos antígenos (feito a partir do swab que coleta o material no fundo da boca e do nariz e busca sinais de anticorpos gerados após a infecção), e não se aplica ao teste RT-PCR (mais preciso, mais demorado e que detecta a presença do material genético do coronavírus).

De acordo com os diretores da Anvisa, ficou definido que o Ministério da Saúde vai incluir orientações sobre o uso dos autotestes em uma atualização do “Plano Nacional de Expansão de Testagem para Covid-19” (PNE Teste).

Além disso, sem impor como condição, a Anvisa espera que as empresas desenvolvam estratégias para que – voluntariamente – os compradores dos autotestes informem os resultados por meio de sistema na internet.

A Anvisa aceitou a argumentação do Ministério da Saúde de que é preciso diferenciar o “registro do resultado de um autoteste” e a “notificação de um caso de Covid”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui