No terceiro dia do Jubileu de Platina, que comemora os 70 anos da Rainha Elizabeth II no trono britânico, a ausência da monarca foi sentida em mais uma das festividades: a corrida de cavalos em Epsom, na Inglaterra.
A rainha faltou apenas quatro vezes na corrida desde 1952, quando assumiu a coroa. O palácio de Buckingham anunciou na sexta-feira (3) que a principal homenageada do feriado, de 96 anos, não participaria do evento. Em seu lugar, a princesa Anne, segunda filha de Elizabeth, assistiu à competição pela manhã.
Durante a corrida, manifestantes protestaram contra a monarquia e foram retirados do local.
De acordo com o divulgado pelo palácio, a rainha sentiu desconfortos na mobilidade e preferiu não comparecer a algumas das comemorações.
Segundo comunicado da família real, a rainha assistiu ao programa por uma televisão em sua residência.
A paixão da monarca por esportes com cavalos não é segredo, e alguns animais que a pertecem deveriam participar do derby em Epsom, mas foram retirados da competição devido a lesões.
Elizabeth se ausentou na sexta-feira da missa em ação de graças em homenagem a seu reinado, onde sua presença era esperada. Outros rostos da realeza, no entanto, foram vistos no evento fechado ao público: príncipe Charles e sua esposa Camilla, príncipe William e Kate Middleton, além de Meghan Markle e o príncipe Harry – presença que era incerta no Jubileu após o casal abrir mão dos deveres reais e mudar-se para os Estados Unidos.
Eles não apareceram junto à soberana durante a parada Trooping the Colour na quinta-feira (2), evento que abriu as celebrações do feriado, na tradicional varanda do palácio de Buckingham. A rainha havia decidido previamente que apenas membros ativos da realeza participariam do momento.
“Platinum Party at the Palace”
Para a noite de sábado está programado um show em frente à residência oficial da rainha, o palácio de Buckingham.
Serão montados três palcos e uma multidão de cerca de 22 mil pessoas poderá assistir a performances de diversos artistas.
Entre as atrações estão a abertura com Queen + Adam Lambert, Alicia Keys, Hans Zimmer, George Ezra, Duran Duran, Andrea Bocelli e uma performance remota de Elton John – condecorado cavaleiro pela rainha Elizabeth, o que lhe dá direito ao almejado título de “sir”. A cantora Diana Ross encerra a noite.
O compositor e produtor de musicais britânico Andew Lloyd Webber criou um número especial para o evento, com participação do ator e diretor Lin-Manuel Miranda e membros dos elencos de “Fantasma da Ópera”, “Hamilton”, “Six” e “Rei Leão”.
FONTE: Por CNN