Bombeiros peruTERSnos lutavam na quinta-feira (30) para conter um incêndio florestal perto das ruínas incas de Machu Picchu, enquanto as chamas ameaçavam cercar a antiga cidade no alto das montanhas andinas.
O incêndio, que afetou uma área com cerca de metade do tamanho da Cidade do Vaticano, foi iniciado na terça-feira (28) por agricultores que queimavam grama e detritos para se preparar para o plantio de novas plantações.
Até quarta-feira (29), cerca de 20 hectares foram afetados pelo fogo, disse o prefeito da cidade vizinha de Cusco.
Machu Picchu, um complexo de estruturas de pedra no topo de uma montanha, foi construído há mais de 500 anos pelos incas, cujo império controlava grandes áreas da América do Sul, do atual sul do Equador ao centro do Chile.
A distância do incêndio dificultou os esforços dos bombeiros.
“Estamos combatendo o incêndio florestal há dois dias e não foi possível controlá-lo, pois a área é bastante inacessível”, disse Roberto Abarca, diretor do escritório de gestão de risco e segurança de Cusco.
As impressionantes ruínas, que fizeram da região de Cusco o principal destino turístico do Peru, são consideradas uma das novas sete maravilhas do mundo.
FONTE: Por REUTERS