Início Amazonas Amigos fazem ‘vaquinha’ virtual para arrecadar dinheiro para famílias de Bruno Pereira...

Amigos fazem ‘vaquinha’ virtual para arrecadar dinheiro para famílias de Bruno Pereira e Dom Phillips

Segundo amigos, a campanha começou quando os dois ainda estavam desaparecidos. Os corpos de Bruno e Dom foram encontrados no dia 15 de junho, após 10 dias de buscas.

0
Segundo os amigos, a campanha começou quando os dois ainda estavam desaparecidos. — Foto: Reprodução/GloboNews

Amigos do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips fizeram uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro para famílias dos dois. Eles foram mortos no dia 5 de junho, em Atalaia do Norte, no interior do Amazonas. O crime completa um mês nesta terça-feira (5).

Segundo os amigos, a campanha começou quando os dois ainda estavam desaparecidos. Os corpos de Bruno e Dom foram encontrados no dia 15 de junho, após 10 dias de buscas. Três pessoas estão presas suspeitas de participarem do crime. Outras cinco são investigadas por ocultação de cadáver.

O pedido de ajuda dos amigos cita que Bruno dedicou sua vida à defesa dos direitos dos indígenas brasileiros. De acordo com a nota, ele era reverenciado nacionalmente como um lutador incansável e, há anos, foi ameaçado pelo trabalho que amou. O indigenista é casado e pai de três lindos filhos de 2, 3 e 16 anos.

Já Dom escrevia um livro sobre a Amazônia. Ele e sua esposa fizeram sacrifícios para tornar possível o projeto. A mulher desistiu de seu emprego, trabalhando com mulheres refugiadas, para se mudar do Rio para Salvador para reduzir os custos do casal.

O jornalista era freelancer e abriu mão da renda que recebia, escrevendo reportagens para jornais em janeiro de 2021, para se concentrar inteiramente no livro. O dinheiro estava apertado e o casal contava com a entrega de um novo rascunho do livro para receber seu próximo pagamento.

“Dom e Bruno amavam o Brasil e colocavam suas vidas em risco há anos para torná-lo um lugar melhor, mais justo e mais sustentável para todos. A essa altura já não faz sentido distinguir nacionalidades. Estamos falando de dois heróis brasileiros, comprometidos com as nossas lutas mais urgentes. Eram pessoas que lutavam para impedir que os madeireiros ilegais, garimpeiros e gângsteres instalados na região a destruam irreparavelmente para as gerações futuras”, diz trecho da campanha de arrecadação.

Os amigos de Bruno e Dom finalizam o pedido dizendo que as famílias precisam de ajuda não apenas para pagar as contas diárias, mas também para os grandes novos custos que surgirão por causa da luta em busca de justiça pelos dois.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui