O maior festival de música da Austrália se tornou um lamaçal, forçando os organizadores a cancelar o primeiro dia de show nesta sexta-feira (22) em meio às reclamações do público sobre atoleiros e barracas alagadas.
Fãs estavam animados com o retorno do festival Splendour in the Grass, um evento de três dias que contaria com artistas como Liam Gallagher, Gorillaz, Tyler, the Creator e The Strokes, após um intervalo de dois anos forçado pela pandemia da Covid-19.
Mas o clima chuvoso na costa de New South Wales durante a semana criou condições perigosas no local do festival, perto de Byron Bay, uma cidade litorânea sofisticada popular entre estrelas de Hollywood.
“Pensando na segurança dos clientes e consultando todos os serviços de emergência relevantes, decidimos agir com excesso de cautela e cancelar as apresentações nos palcos principais apenas hoje”.
Cerca de 50 mil pessoas são esperadas na edição deste ano do festival, dentre as quais a maior parte pagou entre 189 dólares australianos (cerca de R$ 683) por um único dia, e 399 dólares australianos (R$ 1.500) pelos três dias.
Fotos e vídeos publicadoa nas redes sociais mostram poças de água lamacentas e dezenas de espectadores vestidos em capas, enfrentando a chuva forte.
Muitos lamentaram a má organização do evento, após compartilhares “experiências de pesadelo” nas redes sociais, ao lidarem com trânsito intenso de carros e veículos atolados, enquanto as pessoas tentavam entrar e sair do local dos shows.
Uma pessoa, que disse ter ficado presa dentro de seu carro por 8 horas, comparou o evento a um “Fyre Festival da Austrália” — evento vendido como uma experiência cinco estrelas nas Bahamas em 2017, que ofereceu pouco mais que barracas e lanches ruins.
“Sem equipe, sem informações, acho que esse é o Fyre Festival da Austrália. Está um inferno no Splendour”, disse.
Outros pediram que o festival fosse cancelado em nome da segurança pública. “Eu sinceramente acredito que se vocês colocam a segurança tanto dos funcionários, quanto do público, em primeiro lugar, então deveriam cancelar”, disse um usuário no Facebook.
Mas os organizadores prometeram que o show continuará no sábado e no domingo. “Por favor, estejam seguros que o nosso time está trabalhando muito duro para prover a melhor experiência possível sob as circunstâncias atuais”, disseram em nota.
“Estamos ansiosos para o sábado e o domingo, programados para prosseguir conforme o planejado.”
Enquanto uma parte do mundo tem sofrido com as ondas de calor no verão, a Austrália tem vivido um inverno particularmente chuvoso, acentuado por enchentes ao longo da costa leste.
Especialistas afirmam que a crise climática aumentou a frequência e a intensidade do fenômeno climático La Niña, gerando chuva acima da média.
Enchentes devastadoras atingiram New South Wales, o estado mais populoso da Austrália, no início deste mês, danificando casas que ainda precisavam de reparos de enchentes anteriores, e forçando o comércio a fechar.
FONTE: Por CNN