O presidente russo Vladimir Putinl realizará uma cerimônia de assinatura no Kremlin nesta sexta-feira (30) para adicionar quatro territórios da Ucrânia à Rússia, disse seu porta-voz.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que uma cerimônia de assinatura será realizada na sexta-feira às 15h, horário de Moscou (9h em Brasília), “sobre acordos sobre a adesão de novos territórios à Federação Russa”.
Acordos serão assinados “com todos os quatro territórios que realizaram referendos e fizeram pedidos correspondentes ao lado russo”, disse Peskov.
Os votos foram vistos pelo Ocidente como ilegais e ilegítimos. A decisão de Putin de incorporar as regiões à Rússia significa que Moscou anexará vastas áreas no Leste e Sul da Ucrânia, representando cerca de 15% do território total da Ucrânia.
Autoridades apoiadas pela Rússia em quatro regiões da Ucrânia controladas por forças russas disseram que os referendos mostraram que a maioria esmagadora de suas populações votou para se juntar à Rússia em votos criticados pela Ucrânia e pelo Ocidente como “farsas”.
Após as cerimônias de assinatura no Kremlin, Putin fará um grande discurso e se reunirá com os administradores indicados por Moscou das regiões ucranianas, disse o Kremlin.
FONTE: Por REUTERS