A presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, vai se reunir com o presidente do conselho de administração do banco, Rogerio Rodrigues Bimbi, para definir o nome de um diretor interino para assumir a vice-presidência de tecnologia, após a saída de Claudio Salituro.
O comunicado da renúncia foi divulgado nesta segunda-feira (17). “Ele saiu a pedido por questões pessoais. O processo é conduzido por uma empresa independente de recrutamento e levado pro conselho de administração. A gente vai abrir o processo hoje ainda ou amanhã”, disse.
Em julho, circularam na internet vídeos do executivo constrangendo funcionários do banco. Na época, a Caixa chegou a dizer que estava investigando a situação.
Cláudio Salituro, que ocupava o cargo desde fevereiro de 2019, é o quarto vice-presidente a deixar o posto desde que o ex-presidente da instituição, Pedro Guimarães, saiu do banco sob denúncias de assédio.
A presidente da Caixa comentou o assunto após a participação, na manhã desta terça (18), de um evento de lançamento do programa voltado para mulheres empreendedoras, em um shopping no Brás, na capital paulista.
Estiveram presentes também o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento e a Ministra da Mulheres, da Família e dos Diretos Humanos, Cristiane Britto, que falou sobre a relação da dependência financeira das mulheres e a violência. “A gente está falando de tirar mulheres do ciclo da violência. Muitas mulheres permanecem com o agressor porque depende economicamente dele”, disse.
O evento acontece um dia após a Caixa Econômica Federal anunciar a liberação de R$ 1 bilhão em crédito para impulsionar a formalização de mulheres empreendedoras. A expectativa é de que o programa atinja um público alvo de 30 milhões de mulheres, considerando beneficiárias do Auxilio Brasil, autônomas e informais. Até dia 19 de novembro, a expectativa é formalizar um milhão de mulheres com a nova ação.
Pelo programa, as mulheres contam ainda com pausa no pagamento das prestações de empréstimos durante a licença maternidade ou adoção, isenção de tarifas e investimentos com rentabilidade diferenciada.
No estande montado no shopping até o dia 26 de outubro, as mulheres terão acesso às principais linhas de crédito do banco, renegociação de dívidas e outros produtos e serviços. Em parceria com o Sebrae, a Caixa vai disponibilizar ações de capacitação, orientações para o desenvolvimento do próprio negócio e formalização como microempreendedoras individuais (MEI).
FONTE: Por CNN