Após ser escolhido como premiê britânico nesta segunda-feira (24), Rishi Sunak afirmou que “há um desafio econômico muito grande” no Reino Unido.
Antes de assumir de fato como primeiro-ministro, Sunak ainda deverá se encontrar com o monarca britânico Charles III, mas ainda não há previsão oficial para o encontro.
“É o maior privilégio da minha vida servir ao Partido Conservador e devolver ao país a quem devo tanto”, disse Sunak.
“Precisamos de estabilidade e unidade e tornarei a minha prioridade unir o nosso país e o nosso partido, porque essa é a única forma de superar os desafios que enfrentamos e construir um futuro mais próspero para nossas crianças e netos”, acrescentou.
O ex-ministro das Finanças britânico ainda prometeu servir o país “com integridade e humildade”.
Quem é Rishi Sunak, o próximo primeiro-ministro do Reino Unido
Apenas sete semanas atrás, parecia que tudo poderia estar acabado para Rishi Sunak.
O ex-chanceler fez uma aposta de alto risco e perdeu. Ele lançou um ataque que ajudou a acabar com a liderança de Boris Johnson, se apresentou como seu substituto, mas acabou ficando em segundo lugar atrás de Liz Truss. Admitindo a derrota, ele se retirou para as bancadas parlamentares.
Mas em um sinal de quão imprevisível a política britânica se tornou, Sunak agora vence a liderança para substituir Truss, que renunciou na semana passada.
Ele se torna a primeira pessoa não branca a liderar o Reino Unido – e aos 42 anos, também a pessoa mais jovem a assumir o cargo em mais de 200 anos.
Sunak, cujos pais vieram da África Oriental para o Reino Unido na década de 1960, é descendente de indianos. Seu pai era um médico local, enquanto sua mãe administrava uma farmácia no Sul da Inglaterra, algo que Sunak diz que deu a ele seu desejo de servir ao público.
Ele tem experiência no combate à crise econômica, tendo guiado o Reino Unido na pandemia de Covid-19 e se posicionado como o candidato das “finanças sólidas”.
Mas Sunak enfrentou críticas por ser elitista, tendo estudado nas exclusivas universidades Winchester College, Oxford e Stanford. Ele é conhecido por seu gosto caro pela moda e trabalhou para bancos e fundos de hedge, incluindo Goldman Sachs.
Sunak também foi examinado sobre os acordos fiscais de sua esposa Akshata Murty, filha de um bilionário indiano.
No início deste ano, Sunak e Murty apareceram na lista de ricos do Sunday Times das 250 pessoas mais ricas do Reino Unido. O jornal estimou seu patrimônio líquido conjunto em £ 730 milhões (US$ 826 milhões).
FONTE: Por CNN/Foto:REUTERS/Toby Melville