Indígenas realizam um protesto dentro da sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Manaus, nesta quarta-feira (23). O trânsito na Avenida Maceió, via que passa em frente ao imóvel, chegou a ser bloqueado, mas está liberado.
Policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) foram acionados e acompanharam a movimentação do lado de fora.
De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o trânsito Avenida Maceió foi interditado, logo no início do protesto. Também houve mudanças no tráfego de veículos nas ruas Salvador e Teresina, vias que cruzam a Maceió.
Protesto
A equipe da Rede Amazônica no local apurou que os indígenas protestam contra a atual gestão da Funai em Manaus. O grupo pedi substituição da presidência.
De acordo com o cacique Meuquídes Ventura Neto, da etnia Kambeba, de São Paulo de Olivença, a atual gestão destrata os indígenas, usando inclusive palavras de baixo calão, principalmente contra as mulheres.
Os indígenas também reivindicam a entrega de cestas básicas. Segundo eles, os alimentos repassados às famílias estariam com itens fora do prazo de validade.
A Rede Amazônica solicitou um posicionamento oficial da direção da Funai em Manaus.
FONTE: Por G1 AM