A reconstrução do trecho onde uma cratera se abriu na Avenida Atlântica, bairro Raiz, Zona Sul de Manaus, nesta quinta-feira (1º), pode levar até 15 dias. A estimativa é do secretário municipal de infraestrutura, Renato Júnior. O buraco, que surgiu durante a forte chuva da madrugada, “engoliu” dois carros. A cidade registra outros prejuízos causados pelo temporal.
Em entrevista à CBN Amazônia, o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que as obras de recuperação da via começam ainda nesta quinta-feira. De acordo Renato Júnior, 30 aduelas – uma estrutura de concreto utilizada em sistemas de drenagem – serão colocadas no local.
No entanto, as obras na via não ficarão prontas de imediato. O secretário apontou que a manutenção levará de 10 a 15 dias para ser finalizada.
“Nós usaremos pelo menos 30 aduelas naquele local, e serão conduzidas ainda hoje para lá. Nós precisaremos de 10 a 15 dias para entregar o local. Colocaremos as aduelas e aquilo ficará muito mais firme”, contou Renato Júnior.
A Defesa Civil ainda não divulgou informações sobre a estrutura dos imóveis da área.
Cratera
Um vídeo enviado à Rede Amazônica mostra a avenida já com a cratera aberta, e dois carros dentro da vala que se abriu na via.
Na mesma avenida, o muro de uma casa também desabou. Uma equipe da Defesa Civil Municipal foi enviada ao local para avaliar os riscos e danos da ocorrência.
Chuva em Manaus
A Defesa Civil Municipal registrou alagamentos, desabamentos e deslizamentos em Manaus, durante a forte chuva que caiu na madrugada desta quinta. Algumas pessoas tiveram ferimentos leves.
Foram registrados alagamentos na Rua Paraibana, bairro Raiz; na Rua Boa Sorte, bairro Presidente Vargas; na Alameda 10 de Julho, bairro Petrópolis; na Alameda Luiz de Camões, bairro Santo Antônio; Rua Danilo Corrêa, Petrópolis; Rua Elídio Lopes, Japiim; Rua Monsenhor Parseli, Japiim; e Rua Canumã, Petrópolis.
Também foi registrado desabamento de muro, na Rua Sobrinho Maranhão, bairro São Francisco; um desabamento de Marquise na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro; um deslizamento de Barranco, na Rua Vicente Torres, bairro São Jorge; um desabamento parcial de casa de alvenaria, na Rua Grapia, bairro Monte das Oliveiras; um risco de desabar na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Crespo; um deslizamento de barranco na Rua Araras, bairro Coroado; um risco de desabar casa de alvenaria, na Rua Piranjuba, Monte das Oliveiras; um deslizamento de barranco ns Rua Beira Alta, bairro Mauazinho; um desabamento de muro na Alameda D, bairro Lago Azul; e um deslizamento de barranco na Rua Damasco, bairro Alfredo Nascimento.
FONTE: Por G1 AM