O titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), general Algacir Polsin, anunciou a saída do cargo. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (28), na sede da superintendência, na capital amazonense. Polsin havia sido escolhido para conduzir a autarquia pelo presidente Jair Bolsonaro, que foi não conseguiu se reeleger e deixa o cargo no sábado (31).
Segundo ele, a partir desta quinta (29), a autarquia seria gerida pelo economista Marcelo Pereira, nomeado na terça-feira (27), como superintendente adjunto Executivo. No entanto, o Diário Oficial da União desta quinta não traz nomeação para o cargo.
Durante a passagem de cargo, Polsin entregou a Pereira o novo regimento da autarquia, o relatório anual da gestão com dados até dezembro de 2022, o relatório de transição, o plano estratégico e o código de ética do servidor público.
“Escolhi o Marcelo como meu sucessor, preparei-o para me substituir e também pedi à minha equipe, daqueles que também sairão da Suframa a partir de amanhã, que escolhessem servidores de carreira para substituí-los na governança das superintendências adjuntas”, afirmou.
O evento também reuniu representantes do setor da indústria e comércio. Ao avaliar o trabalho à frente da autarquia, Polsin disse que buscou soluções em prol do desenvolvimento sustentável da região.
“Preparamos a Suframa para ter vida longa. Nossa prioridade foi atender todo o ecossistema, nos limites da legalidade, e sempre informar o que não era possível fazer. Desejamos que a integração com órgãos públicos, academia e setor produtivo continue”, finalizou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai tomar posse no domingo (1º), ainda não indicou o nome de quem deve governar a autarquia no seu mandato. Também não foi definido se o órgão vai ficar sob o comando do Ministério da Fazenda, chefiado por Fernando Haddad, ou da Indústria e Comércio, que terá o vice-presidente Geraldo Alckimnn como titular.
FONTE: Por G1 AM