Quatro ruas de Manaus conhecidas pela rica ornamentação no período de Copa do Mundo da FIFA foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do município.
Veja as vias contempladas pela lei:
- Rua 24 de Agosto, no Morro da Liberdade, na Zona Sul;
- Rua 03, no Alvorada, zona Centro-Oeste;
- Rua Santa Isabel, na Vila da Prata, Zona Oeste;
- Leonardo Malcher, bairro Aparecida, Zona Sul.
A publicação que concedeu o título para as quatro ruas foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), na terça-feira (27), após um Projeto de Lei (PL) elaborado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O objetivo é reconhecer e estabelecer a proteção do município, para que as ornamentações sejam perpetuadas e preservadas como um legado cultural para as futuras gerações.
A cada quatro anos, as tradicionais decorações transformam essas ruas com o verde, amarelo, azul e branco da bandeira do Brasil, além de outras cores relacionados a times e brasões do futebol.
Neste ano, as imagens da Rua 3, no Alvorada, rodaram o mundo após o perfil oficial da FIFA, entidade máxima do futebol no planeta, publicou fotos que a via.
Milhares de visitantes
O grande fluxo de pessoas nos locais de transmissão dos jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo FIFA 2022 gerou uma circulação positiva de R$ 2,2 milhões na economia local.
O volume financeiro foi calculado levando-se em consideração o público total presente nos locais das transmissões, estimado em mais de 90 mil pessoas, e o gasto médio de R$ 24,50 por pessoa, entre deslocamento e consumo, durante os eventos.
FONTE: Por G1 AM