Cachoeiras exuberantes, na região de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas, é fácil de encontrar. Durante o período de férias, elas se tornam opção de destino próximo a Manaus para turistas da região e até mesmo de outros estados.
A Caverna do Maruaga, que fica no KM 7 da AM 240, estrada de Balbina, é um dos lugares mais procurado. Muitos vem em busca das trilhas.
O guia de selva Arison Matos, conhecido carinhosamente como pai da mata, encontrou uma forma de conseguir uma renda enquanto garante a segurança da caminhada.
“Temos uma trilha aquática de aproximadamente 150 metros e, com a galocha, é possível se proteger de animais peçonhentos”, informou o guia antes do início da trilha.
A administradora de empresas Gisele Hannoucher é de São Paulo e visitou o município pela primeira vez. Durante a trilha, ela ficou atenda a todas as explicações do guia, como uma aula de fauna, flora, história e geografia.
“É muito lindo você estar dentro da mata e ter um guia que vai te explicando sobre as madeiras, sobre o que a gente escuta no colégio”, afirmou.
Depois de caminhar em torno de mil metros na trilha aberta no meio da floresta, a trilha chega até a Caverna do Maruaga e, neste periodo, é possível ver que há um chuveiro natural na entrada de um dos cartões portais da terra das cachoeiras.
Companheiro de Gisele, Adir Hannoucher já conhece 16 países, mas ficou encantado com a trilha no meio da floresta. Momentos que vão ficar gravados na memória e nos registros dessa aventura no meio da amazônia.
“Uma caminhada de oportunidade de sentir a natureza, sentir o solo, a mata primária que nos dá esse benefício de poder senti-la”, disse Hannoucher ao fazer a trilha.
FONTE: Por G1 AM