Início Destaques Governador do AM se pronuncia após decisões de retirada de acampamento bolsonarista...

Governador do AM se pronuncia após decisões de retirada de acampamento bolsonarista em Manaus

Após pouco mais de dois meses, manifestantes acampavam na frente do Comando Militar da Amazônia (CMA). Nesta segunda-feira (9), o grupo foi retirado do local por policiais.

0
Wilson Lima — Foto: Diego Peres/Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, se pronunciou pela primeira vez após duas ordens judiciais, uma do Supremo Tribunal Federal (STF) e outra da Justiça Federal do Amazonas, para retirada do acampamento montado por bolsonaristas em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA), na avenida Coronel Teixeira, bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.

O posicionamento foi feito por ele em encontro virtual do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, nesta segunda-feira (9), onde repudiou os atos de destruição do patrimônio público ocorridos em Brasília (DF) ocorridos no domingo (8).

“Temos um pequeno acampamento em frente ao CMA e estamos cumprindo a decisão, da forma mais pacífica possível, para a retirada dessas pessoas, com o auxílio do município, órgãos federais e Exército”, disse Lima.

A primeira decisão veio do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a dissolução e desocupação de acampamentos bolsonaristas realizados nas imediações dos quartéis generais e outras unidades militares para a prática de atos antidemocráticos.

A juíza federal Jaiza Fraxe também determinou a desocupação e desmonte do acampamento bolsonarista montado em frente ao CMA. A decisão deve ser cumprida pelas forças de segurança do estado até as 18h desta segunda-feira.

Prefeitura

O prefeito de Manaus, em exercício, vice-prefeito Marcos Rotta, realizou reunião na manhã desta segunda (9), com secretários municipais e determinou que todas as secretarias apoiem o governo estadual no cumprimento da determinação do STF para a desocupação do acampamento montado em frente ao CMA.

“Estamos todos conscientes do momento que passa o nosso país e a Prefeitura de Manaus irá cumprir sua responsabilidade de forma auxiliar, prestando o apoio necessário”, destacou Rotta.

Acampamento desmontado

O acampamento bolsonarista montado em frente ao CMA, em Manaus, começou a ser desmobilizado por policiais militares, no fim da manhã desta segunda-feira (9).

Em nota, o Governo do Amazonas afirmou que as forças de Segurança do Estado foram mobilizadas, junto com órgãos federais e municipais, para cumprimento das decisões judiciais.

Na manhã, foram enviados ao local policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), além de dois negociadores. Eles chegaram ao quartel em grupos, no horário entre 10h e 11h.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui