Uma explosão em um clube de tiros em Manaus, na manhã de domingo (15), deixou cinco mortos. Quatro vítimas foram identificadas por familiares no Instituto Médico Legal (IML), no mesmo dia. A quinta morreu na manhã desta segunda-feira (16), no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.
O clube de tiros fica localizado na Avenida Liberalina Loureiro, bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.
O caso ainda não foi esclarecido e, nesta reportagem, o g1 reúne as informações já obtidas sobre o que se sabe e o que ainda falta saber sobre a explosão no clube de tiros.
1. Onde foi a explosão?
A explosão aconteceu no Clube de Tiro Ponta Negra, na manhã de domingo (15). De acordo com imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), o local ficou destruído após a explosão.
Segundo os bombeiros, o acidente ocorreu na área em que eram realizados os treinamentos de tiro, no clube.
Nas redes sociais, o clube acumula mais de 33 mil seguidores. O local, que abria de terça-feira a domingo, também funcionava como loja de armas de fogo.
2. Quem são as vítimas?
A explosão deixou cinco pessoas mortas. Entre as vítimas estão os proprietários do clube de tiros, Nardier Pinheiro de Araújo e a esposa, Ursula Rodrigues Macedo de Araújo.
Dois funcionários também morreram na hora. Eles foram identificados como Dangelo da Silva e Silva e Francisco Torres e Silva.
Um terceiro funcionário, Maikson Alves Cristovan, de 30 anos, foi socorrido com 90% do corpo queimado. Ele foi internado no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus, no entanto, morreu na manhã desta segunda-feira (16).
O motorista de aplicativo Rafael Corrêa contou à Rede Amazônica que viu o funcionário sair em chamas da parte interna do clube. Ele deixava uma funcionária no local no momento da explosão.
3. O que os bombeiros dizem?
O tenente-coronel Falcão, do CBMAM, contou que as equipes foram acionadas por volta das 8h, mas que tiveram dificuldade de entrar no local por causa da presença de gás.
Quando chegaram ao clube de tiros, os bombeiros encontraram quatro corpos, dois estavam próximos à saída de emergência.
“Constatamos que havia muito gás no local, proveniente de material combustível. As equipes tiveram muitas dificuldades [para agir], então, determinamos uma retirada para fazer uma ventilação”, disse Falcão.
4. Qual a causa da explosão?
A causa está sendo investigada pelo Departamento de Perícia Técnico-Científico do Amazonas (DPTC-AM).
Como as causas ainda são desconhecidas, investigadores da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) estiveram no local.
O governo estadual afirmou que as autoridades estão apurando as causas do acidente, mas que somente o laudo da perícia indicará o que causou a explosão.
5. O que a Policia Civil investiga?
Em nota, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informou que está em diligência, juntamente com os demais órgãos responsáveis para investigar a causa da explosão. No entanto, não pode passar mais detalhes para não atrapalhar a investigação.
FONTE: Por G1 AM