O Amazonas deve registrar 5.450 novos casos de câncer em 2023, segundo um levantamento do Instituto Nacional do Câncer.
A estimativa do órgão é que os tipos mais comuns da doença entre os amazonenses, em 2023, seja de útero (610 casos), próstata (570 casos) e mama (500 casos).
Segundo o mastologista e diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado (FCecon), Gerson Mourão, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um alerta sobre o aumento de casos da doença em todo o mundo:
“Temos que estar muito atentos ao que a OMS já anunciou. Se nada for feito em termos de políticas públicas nesses próximos 15 anos, vamos ter um aumento de 50% dos casos de câncer no mundo”, disse Mourão.
Para evitar o câncer, o diretor-presidente da FCecon orientou a população a adotar hábitos de vida saudáveis.
“Orientamos a população a não fumar, evitar bebidas alcoólicas, comer frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e não ingerir carnes processadas, manter o peso corporal, praticar atividades físicas regularmente, e evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, protegendo-se com chapéu e protetor solar”, falou.
Outras ações são fazer exames preventivos, como o Papanicolau para mulheres, e o toque retal para homens. As vacinas contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos, e a vacina contra a hepatite B também são importantes.
FONTE: Por G1 AM