Início Brasil O que se sabe e o que falta saber sobre explosão em...

O que se sabe e o que falta saber sobre explosão em condomínio que destruiu 10 apartamentos e deixou 4 feridos em Campos do Jordão, SP

Caso aconteceu na noite de sábado (22) no Morro do Elefante. Prédio é residencial, mas muitos proprietários alugam para turistas na temporada.

0
Condomínio destruído após explosão em Campos do Jordão, SP — Foto: Douglass Fagundes

Uma explosão no condomínio Saint Ettiene destruiu 10 apartamentos e deixou quatro feridos no Morro do Elefante em Campos do Jordão (SP). O acidente aconteceu na noite do último sábado (22), quando a cidade recebia milhares de turistas.

Dois dias após o acidente, as causas da explosão são apuradas pela Polícia Civil. 

A explosão aconteceu por volta das 20h de sábado (22) no condomínio Saint Ettiene, que fica na Rua dos Manacás, no Morro do Elefante. 10 dos 32 apartamentos do imóvel ficaram destruídos e quatro pessoas ficaram feridas.

Turistas relataram ao g1 que os vidros de imóveis próximos tremeram e houve um forte barulho. Carros ficaram sob escombros e destroços foram lançados à distância.

O que provocou a explosão?

Ainda não se sabe em qual apartamento aconteceu e quais as causas da a explosão. Uma perícia preliminar do corpo de Bombeiros indicou que um vazamento de gás deve ter provocado o acidente. Parentes de uma das vítimas disseram à reportagem ter sentido cheiro forte de gás no local.

Nesta segunda-feira, o local passou por uma perícia da Polícia Civil, que vai determinar o que motivou o acidente. Ainda não há prazo para que o laudo fique pronto.

Condomínio destruído após explosão em Campos do Jordão, SP — Foto: Douglass Fagundes
Quem são e como estão as vítimas?

Quatro pessoas ficaram feridas, sendo duas adolescentes de 14 anos e duas mulheres. Uma adolescente de 14 anos e uma mulher de 52 tiveram ferimentos leves e foram atendidas no complexo de saúde de Campos do Jordão. As duas já foram liberadas.

Uma outra adolescente de 14 anos chegou a ser transferida para atendimento no Hospital Regional de Taubaté, e recebeu alta no domingo.

O caso mais grave é de uma jovem de 24 anos, que teve 70% do corpo queimado e foi transferida para um hospital em São Paulo.

Explosão em condomínio atinge 10 apartamentos em Campos do Jordão — Foto: Arquivo Pessoal
Explosão em condomínio atinge 10 apartamentos em Campos do Jordão — Foto: Arquivo Pessoal
O que diz quem estava no local?

Moradores e turistas que estavam hospedados no local relataram como foi o momento da explosão, que foi percebida em diversos pontos da cidade por um forte estrondo e um clarão.

João Paulo Corvo, de Salvador (BA), estava com sua família se preparando para curtir a noite na cidade quando foram surpreendidos pelo estrondo.

“Estávamos todos reunidos na sala, nos aprontando para sair e ouvimos uma explosão aterrorizante. Foi tão intenso [o barulho], que nós achamos que havia sido no nosso apartamento, que alguma coisa tivesse explodido, a lareira, algum encanamento, mas, depois do susto, vistoriamos o apartamento e não tínhamos noção do que tinha acontecido”, disse ele, que explicou que o cenário ficou mais preocupante quando desceu e viu os escombros.

“Quando olhamos por fora da vidraça estilhaçada, vimos um monte de escombro e aí a coisa ficou um pouco mais preocupante. Vimos que havia sido algo mais grave. Quando descemos para verificar a parte de fora, nós vimos um cenário de pós-guerra. Parecia que o prédio havia sido bombardeado. As pessoas estavam atônitas, muita poeira, muito cheiro de gás, vazamento de água por todos os lados, foi um cenário complicado de lidar”.

A balconista Giulia de Souza, que mora perto do local, voltava do trabalho quando foi surpreendida pela explosão.

“Cheguei no portão da minha casa, abri o portão e escutei o estrondo. Na hora, eu vi que havia dado uma chama de fogo. Eu senti meu corpo ir para a frente. Explodiu igual uma bomba”, disse.

O local estava com toda documentação em dia?

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) apresentado pela administração do condomínio tinha validade até agosto de 2027. A última vistoria no local havia sido feita em agosto do ano passado.

No momento da explosão, 26 pessoas estavam no prédio, sendo que quatro ficaram feridas. O condomínio Saint Ettiene é composto por 32 apartamentos e tem característica residencial, mas a maioria dos proprietários aluga para turistas por meio de plataformas de hospedagem.

O prédio vai ficar interditado?

O condomínio Saint Ettiene está interditado desde a noite de sábado (22), mas haverá uma liberação parcial para que turistas e moradores possam retirar seus pertences. Os apartamentos atingidos devem ser demolidos.

Condomínio destruído após explosão em Campos do Jordão, SP — Foto: Douglass Fagundes
Condomínio destruído após explosão em Campos do Jordão, SP — Foto: Douglass Fagundes

FONTE: Por G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui