
Sérgio Hondjakoff falou ao g1 sobre os primeiros dias em casa depois de receber alta da clínica de reabilitação onde fazia tratamento contra a dependência química, em Itu (SP). O ator ressaltou os momentos que passou com o filho e reencontros com colegas de profissão.
O artista, que é conhecido por fazer o personagem Cabeção na novela “Malhação”, da TV Globo, ficou quase 10 meses internado após começar o tratamento de forma voluntária. Ele recebeu alta no dia 1º de maio.
“Um dos melhores momentos foi quando eu encontrei o Benjamim depois de tanto tempo. Fiquei 10 meses sem vê-lo. Agora ele está grandão, com um sorriso lindo, mais desenvolvido, com mais cara de homenzinho. Quero ser mais presente na vida dele e passar mais momentos com ele”, afirma.

Sérgio também falou sobre seu processo de recuperação. Com o apoio de psicólogos, psiquiatras e familiares, tem se reconectado com suas crenças e se reaproximado de antigos colegas de profissão, como o ator Bruno Gagliasso.
“Eu estou conseguindo ressignificar tudo com muita resiliência. Transformar toda dor e sofrimento em alegria, reaprender a viver com muita fé, coragem, esperança, mente aberta. Tenho muita boa vontade, honestidade e paciência. Minha decisão é de permanecer limpo, um dia de cada vez. Estou amando minha sobriedade”, diz.
Além disso, o ator voltou a receber convites para participar de programas de televisão e tem o sonho de poder voltar integralmente para os trabalhos de atuação.
“Estou muito feliz de estar participando de uma cena cômica novamente. Me senti vivo. Tenho o sonho de voltar a realizar trabalhos artísticos, fazer filmes, novelas. Estou muito animado com tudo isso”, afirma.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/N/c/wflS0WQX2OS4hAPmJ0Sw/sergio.jpg)
Apoio de amigos e familiares
Sérgio também agradeceu ao apoio que recebeu de amigos, familiares e fãs durante o período em que estava internado em Itu. “Estou encontrando alguns amigos e tem sido muito bom. Todo mundo continua me dando muita força e muito apoio. Incentivando para que eu permaneça na luz, em paz. E isso tá sendo maravilhoso”.
Ao g1, Carmen Lucia, mãe de Sérgio, falou sobre a expectativa para a vida do filho fora da clínica. Para ela, o “depois” da internação é considerado o período mais difícil do tratamento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/O/8/b1MGfSQFeIm600fEBxVA/whatsapp-image-2022-06-13-at-13.16.57.jpeg)
“É uma alegria ele ter ficado limpo 320 dias. Mas agora vem a pior parte do tratamento, que é ele na rua. Porque fica limpo dentro de uma clínica é fácil, mas ele tem que se manter limpo na rua. Torcemos muito por ele, pra que tenha sucesso. Agora só depende dele”, diz.
No dia em que recebeu alta, o terapeuta Sandro Barros e o ex-Polegar Rafael Ilha também estiveram em Itu para buscar o ator. Nas redes sociais, Sandro Barros divulgou imagens de Sérgio e uma mensagem de incentivo.
“Muito feliz de perceber a parte cognitiva e o foco do Sérgio Hondjakoff, que ficou 300 dias na sobriedade em tratamento na clínica de recuperação. Tudo vai dar certo”, publicou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/F/m/XpK2y2SlC2sZyIjF410Q/rafael-ilha.jpg)
Rafael Ilha também divulgou imagens de Sérgio nas redes sociais junto com um texto comemorando sua alta.
“Depois de 322 dias de internação, o ator Sérgio Hondjakoff sai da Fazenda Rezende em Itu, onde estava internado se tratando de sua dependência química. Desintoxicação realizada com sucesso, e processo terapêutico e de conscientização realizados com sucesso”, disse o ex-Polegar.
Transferência
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/a/A/RLPhyBTJuRXPXeonpK5Q/ator-sergio-hondjakoff.jpeg)
Sérgio foi transferido do Instituto de Dependência Química de Sorocaba (SP) no dia 6 de julho de 2022. O artista havia iniciado o tratamento no local no dia 11 de junho, de forma voluntária.
Um dos responsáveis pela internação do ator em Sorocaba foi Rafael Ilha. Na época, o ex-Polegar disse que se sensibilizou com um vídeo que viralizou nas redes sociais no qual o ator ameaçou o pai.
Rafael detalhou ao g1 que pediu ajuda para uma amiga e que entrou em contato com a mãe do ator. Em seguida, ligou para Sérgio e conversou por aproximadamente 40 minutos com ele até convencê-lo a iniciar um novo tratamento contra a dependência química.
“Quem nunca passou por isso tem uma visão quando vê aquele vídeo [da ameaça ao pai]. Para a gente que passou, para as famílias que passam por isso, é uma outra visão. Eu vi como um pedido de socorro também. Conversei muito com ele, até convencê-lo a vir para cá”, diz Rafael, que também teve envolvimento com drogas e precisou ser internado para tratamento.
Hondjakoff chegou a gravar um vídeo antes da internação no qual disse que estava bem. Ele também pediu desculpas ao pai pelas ameaças que fez.
FONTE: Por G1