A operação ‘Cheia 2023’ foi lançado nesta sexta-feira (19) no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), localizado na Zona Centro-Sul de Manaus. A ação tem como objetivo minimizar o prejuízo material ocasionado pela alta do rio Negro.
Após o rio Negro atingir a marca de 27,50 metros, a operação iniciou com a construção de pontes, que auxiliarão as pessoas a trafegarem nos trajetos atingidos pela cheia.
Bairros receberão as pontes
O vice-prefeito e chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, afirmou que já existem mais de 588 metros de pontes construídas nos bairros São Jorge, na zona Oeste, e Educandos, na zona Sul, e que o bairro Aparecida será o próximo a receber as estruturas.
Auxílio Aluguel
Na ocasião, o auxílio aluguel também foi anunciado. Durante o período de dois meses, serão pagos mais R$ 4,8 milhões em auxílio, benefício pago em duas parcelas de R$ 600.
Alerta de cheia
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o segundo alerta de cheia estima que a cota de 2023 não deve ultrapassar a marca de 28,51 metros, o que será confirmado no próximo alerta que tem divulgação prevista para o dia 31 deste mês.
A maior cheia do rio Negro foi registrada em 2021, quando as águas chegaram à marca de 30,02 metros, segundo a medição do porto de Manaus.
FONTE: Por G1 AM