O Conselho Federal de Enfermagem e o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas, por meio das Comissões de Saúde da Mulher do Cofen e Coren-AM, em parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios de Presidente Figueiredo e Manacapuru, assinaram na manhã desta terça-feira, 20, o termo de cooperação técnica para instituir o protocolo regional sobre “Consulta de Enfermagem Ginecológica, com Ênfase no Planejamento Sexual e Reprodutivo no Amazonas – PLANREP”.
O protocolo é fruto de uma parceria da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Cofen, com o Hospital Maternidade Sofia Feldman.
O protocolo, que vem sendo construído desde janeiro de 2022, já passou por várias etapas, que foram desenvolvidas numa carga horária de 130 horas. Sendo a primeira delas a formação didática teórica, onde as enfermeiras que participaram do projeto passaram por uma capacitação em parceria entre o Cofen, Coren-AM e Hospital Maternidade Sofia Feldman, além de aulas práticas com manequins e também acontecerão nas unidades com as enfermeiras que trabalham a consulta de enfermagem com preceptores qualificados e já treinados para esse exercício.
Em estado cheio de peculiaridades sociais e geográficas, a conselheira regional e coordenadora das Câmaras Técnicas do Coren-AM, Suellen Couto, enfatiza a importância do projeto para a população do Amazonas. “O nosso objetivo é alcançar as mulheres que vivem nos municípios mais longínquos, o que torna muitas vezes o acesso aos serviços de saúde um grande desafio para a população da região amazônica. Por isso, com este protocolo, queremos garantir o acesso da população ribeirinha aos métodos contraceptivos”, explicou.
Betânia Santos, presidente do Cofen, destacou a relevância do protocolo. “Levar uma assistência à saúde da mulher de qualidade é o grande diferencial desse projeto. E é uma honra para o Cofen poder contribuir de maneira significativa na implementação deste protocolo, que irá alcançar a população que vive nos municípios com difícil acesso”, declarou.
“Estamos muito felizes em poder ser um dos primeiros municípios do Amazonas a implementar o protocolo de consulta de enfermagem ginecológica. Essa parceria com o Cofen e Coren Amazonas irá qualificar nossas profissionais de enfermagem e levar mais qualidade na assistência em saúde das nossas mulheres que moram em Figueiredo e nos municípios adjacentes”, disse Mariane Abreu, secretária de saúde de Presidente Figueiredo.
“É uma honra poder ter nossas enfermeiras do município de Manacapuru como parte da implementação desse protocolo. Manacapuru é um município que atende a muitos outros municípios, onde poderemos melhorar a assistência à saúde da mulher ribeirinha”, destacou Ivanete Araújo, coordenadora da Saúde da Mulher da Prefeitura de Manacapuru.
FONTE: Por COREN AMAZONAS