Início Destaques Esposa do chefe do submarino desaparecido é descendente de vítimas do Titanic,...

Esposa do chefe do submarino desaparecido é descendente de vítimas do Titanic, diz jornal

Wendy Rush é tataraneta dos milionários Isidor e Ida Straus, que foram duas das 1.500 pessoas que morreram no naufrágio do navio em 1912; casal estava entre os mais ricos a bordo

0
Isidor e Ida Straus são tataravôs de Wendy Rush, cujo marido é um dos ocupantes do submersível Reprodução

Stockton Rush, uma das pessoas a bordo do submersível desaparecido no Atlântico Norte, é casado com uma descendente de dois passageiros da primeira classe que morreram quando o Titanic afundou em 1912 após atingir um iceberg, informou o New York Times.

Rush, que é casado com Wendy Rush, é o executivo-chefe da OceanGate Expeditions, com sede nos Estados Unidos, que opera o submersível Titan que desapareceu no domingo quando desceu com ele e outros quatro para visitar os destroços do Titanic na costa do Canadá.

Wendy Rush é tataraneta do magnata do varejo Isidor Straus e sua esposa, Ida, duas das pessoas mais ricas que estavam na viagem inaugural do Titanic quando ele afundou após bater em um iceberg, disse o relatório, citando registros de arquivo.

Wendy Rush é diretora de comunicações da Oceangate e já realizou três expedições aos destroços em 2021, 2022 e 2023, de acordo com sua página no LinkedIn.

História de amor e tragédia 

A trágica história de Isidor Straus, coproprietário da loja de departamentos Macy’s e sua esposa Ida, é contada no filme de grande sucesso de James Cameron, “Titanic”. Um dos momentos mais emocionantes do filme é protagonizado pelo casal, vivido no filme por Lew Palter e Elsa Raven. No filme, ela é contemplada com um dos poucos assentos disponíveis nos botes salva-vidas, mas se recusa a entrar nele ao ver que o marido não poderia ser salvo. Nas cenas em que os ocupantes são atingidos pela água do mar, alguns segundos são dedicados ao casal, que está abraçado na cama esperando o momento da morte. 

Na vida real, a história é similar. Sobreviventes do desastre lembram de ter visto Isidor Straus recusar um assento em um bote salva-vidas quando mulheres e crianças ainda esperavam para fugir do transatlântico que estava afundando. Ida Straus, sua esposa por quatro décadas, declarou que não deixaria o marido, e os dois foram vistos de braços dados no convés do Titanic enquanto o navio afundava. 

A história de Isidor e Ida Straus foi retratada no filme de James Cameron; casal foi vivido por Lew Palter e Elsa Raven / Reprodução
Oxigênio no submersível no fim

O prazo estimado pelas autoridades dos Estados Unidos para a duração do oxigênio no Titan se esgotou na manhã desta quinta-feira (22). Na tarde da última terça-feira (20), em entrevista coletiva, o capitão do Primeiro Distrito da Guarda Costeira Jamie Frederick afirmou que o Titan ainda tinha 40 horas de oxigênio, tempo que esgotou nesta manhã.

As buscas, no entanto, ainda seguem para as cinco pessoas da embarcação: o empresário e aventureiro britânico Hamish Harding, o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Sulaiman Dawood, além do CEO e fundador da OceanGate, empresa proprietária do submersível, Stockton Rush.

A expedição começou com uma jornada de 740 quilômetros até o local do naufrágio. O submersível começou sua descida no domingo de manhã, mas perdeu contato com a tripulação do Polar Prince, o navio de apoio que transportou a embarcação até o local, 1 hora e 45 minutos após a descida, segundo autoridades.

As Guardas Costeiras dos Estados Unidos e Canadá iniciaram uma verdadeira operação de guerra para resgatar o Titan, até 10 navios e aeronaves foram mobilizadas para as buscas, primeiro na superfície do mar, depois nas profundezas.

Foram disponibilizados sonares, ROVs (drones aquáticos) e equipamentos de altíssima tecnologia para cumprir a missão. Mas não obtiveram sucesso.

FONTE: Por REUTERS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui