Início Amazonas Caprichoso vence 56º Festival Folclórico de Parintins

Caprichoso vence 56º Festival Folclórico de Parintins

Touro Negro levou emoção ao público e conquistou o 25º título da agremiação.

0
Boi Caprichoso é campeão do 56º Festival Folclórico de Parintins — Foto: Secom

O Caprichoso é campeão do 56º Festival Folclórico de Parintins. Com o tema “O Brado do Povo Guerreiro”, o Touro Negro levou emoção ao público e conquistou o 25º título da agremiação.

A apuração ocorreu, na tarde desta segunda-feira (3), no Centro Cultural de Parintins, Bumbódromo, palco do embate entre os bumbás.

Temáticas

Em sua primeira apresentação, o Caprichoso apresentou o subtema “Ancestralidade: A Semente das Nossas Lutas”. O touro negro mergulhou nas raízes ancestrais e se afirmou como síntese das lutas, alegrias e esperanças do povo da Francesa, do Palmares, do Esconde, Cordovil e do Aninga, do aqui e do acolá.

Caprichoso e Garantido iniciam duelo em primeira noite de Festival Folclórico de Parintins

Com o subtema “Resistência: A Força da Nossa Existência”, as conquistas e as lutas travadas pelo Touro Negro foram relembradas na segunda noite de festival.

O boi Caprichoso encerrou a segunda noite do Festival Folclórico em Parintins — Foto: Secom
O boi Caprichoso encerrou a segunda noite do Festival Folclórico em Parintins — Foto: Secom

E na terceira noite, na arena, o Caprichoso defendeu a temática “Revolução: a consagração pelo saber popular”, terceiro ato que compõe o tema “O Brado do Povo Guerreiro”.

O boi Caprichoso apresentou O “Veleiro Cabano do Uaicurapá”, onde os artistas exaltam a resistência das mulheres amazônidas pelas lutas contemporâneas do povo cabano. — Foto: Secom
O boi Caprichoso apresentou O “Veleiro Cabano do Uaicurapá”, onde os artistas exaltam a resistência das mulheres amazônidas pelas lutas contemporâneas do povo cabano. — Foto: Secom

Em todas as noites, o Caprichoso encerrou as apresentações.

Bumbódromo completa 35 anos
Bumbódromo de Parintins — Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc
Bumbódromo de Parintins — Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Neste ano, o Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo, completou 35 anos. Além de arena do Festival, o espaço abriga o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, unidade de Parintins, que oferece aulas de dança, teatro, artes visuais, audiovisuais e de música popular.

No Bumbódromo também são executados projetos de incentivo à leitura e ocorrem exposições de artes plásticas e exibição de filmes. É ainda utilizado como espaço para os artistas locais apresentarem suas produções e para a realização de eventos e espetáculos nacionais e regionais.

O local conta com Sala Multiuso e Sala de Multimídia; com as Galerias de Artes Wandir Santos e Jair Mendes; Cineclube Odinéia Andrade; Biblioteca Fred Góes e Teatro de Bonecos; e com o Memorial dos Bumbás Caprichoso e Garantido.

Ao destacar o sucesso do 56º Festival Folclórico de Parintins, o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou a realização de estudos para ampliação do Bumbódromo, palco da disputa entre Caprichoso e Garantido. O objetivo é ampliar a capacidade da estrutura, que hoje comporta cerca de 25 mil pessoas.

Cidade

Parintins é o quarto município mais populoso do Amazonas com 96.372 pessoas, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Localizada na margem direita do rio Amazonas, Parintins está localizada a 369 quilômetros de Manaus.

A ilha é acessível somente por barco ou aéreo, mas você pode chegar a Manaus de avião e pegar outro voo para Parintins. Há voos diretos Manaus-Parintins, que podem durar de 40 minutos a 1 hora. Companhias aéreas oferecem voos diários no período da festa e alguns são fretados por agências.

Os barcos saem do porto de Manaus e da Manaus Moderna, ambos no Centro da capital. São 18 horas navegando pelas águas do rio Amazonas para chegar em Parintins, e 30 horas subindo o rio na volta para Manaus.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui