Início Manaus Fachada do Teatro Amazonas recebe obra de arte com cobras gigantes

Fachada do Teatro Amazonas recebe obra de arte com cobras gigantes

Com passagem pelo Festival de Arte Lille, na França, obra fica exposta no espaço cultural até o dia 12 de agosto.

0
obra apresenta a pesquisa e a poética de Jaider em torno da “Cobra Grande”, a grande avó universal, no Teatro Amazonas. — Foto: Marcio James/Sec

A fachada do Teatro Amazonas recebeu uma obra de arte com cobras infláveis, nesta quarta-feira (2). A obra fica exposta no espaço cultural até o dia 12 de agosto.

A instalação urbana “Entidades” leva a assinatura do artista roraimense e ativista indígena Jaider Esbell, falecido em 2021, ,

A iniciativa faz parte do Circuito Urbano de Arte (Cura), um projeto criado em Minas Gerais, que chega ao Norte do País e recebe o nome de Cura Amazônia.

Trazendo a força da floresta e dos seres, com forte influência da cosmologia indígena, a obra apresenta a pesquisa e a poética de Jaider em torno da “Cobra Grande”, a grande avó universal. Composta por duas cobras infláveis de 17 metros de comprimento por 1,5 metros de largura, cada uma, a instalação foi criada em 2020 para a 5ª edição do Cura, em Belo Horizonte.

O Cura Amazônia decora toda a região central da cidade, alcançando também as empenas dos edifícios Rio Madeira e Cidade de Manaus, que se transformam em ‘tela gigantes’ para receber as criações dos artistas visuais Denilson Baniwa e Olinda Silvano.

O Cura Amazônia decora toda a região central da cidade, alcançando também as empenas dos edifícios Rio Madeira e Cidade de Manaus. — Foto: Marcio James/Sec
O Cura Amazônia decora toda a região central da cidade, alcançando também as empenas dos edifícios Rio Madeira e Cidade de Manaus. — Foto: Marcio James/Sec

De acordo com o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, o projeto ressalta ainda mais a beleza do Teatro Amazonas, valorizando a arte indígena, além de dar destaque aos trabalhos de artistas da região amazônica.

“O alcance internacional do Cura Amazônia mostra o destaque e a importância da cultura indígena. Manaus ser cenário para estas intervenções é mais uma oportunidade de enfatizarmos a importância dessa arte”, destaca Marcos Apolo.

As pinturas poderão ser acompanhadas a partir do mirante montado pelo Cura, na lateral do Teatro Amazonas, no Largo São Sebastião, que proporciona uma visão privilegiada das duas construções.

Segundo a diretora artística do projeto, Janaína Macruz, além das intervenções urbanas, o projeto conta com uma programação presencial, com rodas de conversas e shows, que acontecem entre os dias 10 e 12 de agosto no Largo de São Sebastião e no Casarão de Ideias.

“É uma honra estar em Manaus pela primeira vez com esse projeto, que há algumas edições já retrata a Amazônia e suas belezas. O Cura é um festival internacional, um dos maiores da América Latina, com protagonismo feminino”, conta Janaína, que é uma das idealizadoras do evento.

O Cura Amazônia é uma realização da Agência Urbana de Arte (AGUA), com patrocínio da 3M, apoio da Tintas Coral, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) e Centro de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho (CASST), além da produção local do coletivo Graffiti Queens e incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui