Início Destaques Coronel Vinícius Almeida assume SSP-AM após exoneração de Carlos Alberto Mansur

Coronel Vinícius Almeida assume SSP-AM após exoneração de Carlos Alberto Mansur

Até esta terça-feira, o coronel respondia como comandante-geral da Polícia Militar.

0
Coronel Vinicius Almeida assume SSP-AM. — Foto: Bruno Zanardo/Secom

O coronel da Polícia Militar, Vinícius Almeida assumiu a Secretaria de Segurança-Pública do Amazonas (SSP-AM), segundo o Governo do Amazonas. Ele foi nomeado ao cargo após Carlos Alberto Mansur ser exonerado da pasta na noite desta terça-feira (29).

Antes de ser nomeado titular da SSP-AM, o coronel Vinícius Almeida era o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM).

Já coronel Klinger Paiva, que atuava no Comando de Policiamento Especializado (CPE) é o novo comandante da PM-AM.

Carlos Alberto Mansur foi exonerado após ser um dos alvos da Operação Comboio, deflagrada em duas cidades do estado e em São Paulo. As investigações apontam crimes de extorsão e corrupção na alta cúpula da pasta.

Além do secretário, outras cinco pessoas foram alvo da operação. Na lista, estão dois capitães, um delegado, um coronel e Victor Mansur, filho do secretário.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo governo sobre a mudança na cúpula da segurança pública do estado.

O governador Wilson Lima se reuniu, na noite desta terça-feira (29/08), com a cúpula da Segurança Pública do Estado e anunciou o coronel Vinicius Almeida como novo secretário de Segurança. Até esta terça-feira, o coronel respondia como comandante-geral da Polícia Militar.

O governador estava em Brasília, onde participou de sessão que reuniu governadores dos estados e do Distrito Federal para discutir a PEC 45/2019, que trata da reforma tributária e adiantou a volta para o estado.

Durante a reunião, Wilson Lima também anunciou que o coronel Klinger Paiva, que atuava no Comando de Policiamento Especializado (CPE) é o novo comandante da Polícia Militar do Amazonas e confirmou a permanência do coronel Orleilso Muniz à frente do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), do coronel Paulo Cesar Gomes, no comando da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e do delegado Bruno Fraga como Delegado Geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

O governador reforçou aos comandantes do Sistema de Segurança que o foco deve ser mantido e o trabalho de combate à criminalidade sendo realizado na capital e interior.

Biografia do novo titular da SSP-AM

Vinícius Almeida é natural de Atalaia do Norte, no Amazonas. É bacharel em Ciências de Defesa Social e Cidadania pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará; possui especialização em Inteligência de Estado e de Segurança Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais em parceira com o Centro Universitário Newton Paiva; possui curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Escola Superior de Polícia Militar da Polícia Militar do Rio de Janeiro e está cursando Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Já foi Comandante da 12ª CICOM; Comandante do Batalhão de Trânsito; Comandante da 10ª CICOM; PM 6 (Gerente de Projetos); Diretoria de Tecnologia da Polícia Militar do Amazonas (Gestão de Projetos); Diretor de Tecnologia e Comunicação e do Setor de Gestão de Projetos da SEAGI/SSP, Idealizador do projeto Escola Segura e Cidadão.

Foi secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Possui Curso de Direitos Humanos, Curso de Operações de Choque, Curso de Resgate de Reféns, Curso de Combate com Armas Curtas, Curso de Imobilizações Táticas, Curso de Segurança de Dignitários e Diversos Cursos de Gestão de Projetos e Pessoas.

Operação Comboio

A Operação Comboio ocorreu de forma simultânea em dois municípios do Amazonas e em São Paulo. “O objetivo da operação é investigar possíveis irregularidades na Secretaria de Segurança Pública”, informou o Ministério Público.

‘Operação Comboio’ investiga secretário de Segurança e alta cúpula da SSP-AM

De acordo com o MP, as equipes fizeram buscas tanto nas dependências da SSP, que tem sede na Zona Norte de Manaus, quanto nas residências de servidores e membros da alta cúpula da pasta.

Rede Amazônica apurou que o secretário chegou a ser preso por porte ilegal de arma de fogo, mas foi liberado após pagar fiança.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui