A economia brasileira cresceu um pouco menos no primeiro trimestre de 2023 do que o calculado anteriormente, com uma expansão de 1,8% no período sobre os três meses anteriores, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (1º).
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou o dado de janeiro a março depois de ter informado expansão de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) na comparação com o trimestre anterior.
O IBGE também revisou o resultado do PIB no quarto trimestre de 2022 a uma expansão de 0,1% sobre os três meses anteriores, contra queda de 0,1% informada antes.
PIB do 2º trimestre
Junto da revisão, o IBGE divulgou os dados do PIB do Brasil no 2º trimestre.
De acordo com o instituto, a economia do país cresceu 0,9% no período que compreende os meses de abril a junho na comparação com o 1º trimestre.
Apesar da desaceleração, o resultado veio acima do esperado pelo consenso Refinitiv, que tinha uma expectativa de crescimento da economia era de 0,3% na base trimestral, e de 2,7% na comparação anual.
Considerando o período dos últimos 4 trimestres, o PIB registrou um crescimento de 3,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Entre os destaques desse semestre, estão o bom desempenho da indústria (0,9%) e dos serviços (0,6%). Como as atividades de serviços respondem por cerca de 70% da economia do país, o resultado do setor influencia ainda mais a expansão do PIB.
FONTE: Por CNN