Um vídeo do TikTok gerou curiosidade entre os usuários ao mostrar um cachorro, em uma emergência veterinária, nos Estados Unidos, com suas orelhas balançando espontaneamente, como se estivessem sendo balançadas por um vento inexistente.
A usuária charlie.vet.nurse, que trabalha no local, postou o vídeo de um cão de montanha dos Pirenéus de quatro anos e listou seus sintomas, desafiando os seguidores a adivinhar o que ele tinha.
O cão estava letárgico por pelo menos 24 horas, e com as orelhinhas balançando, como as de um cachorro com a cabeça para fora de um carro.
As suposições dos seguidores variaram: doenças relacionadas a carrapatos, ingestão de macadâmias e anemia. Um deles acertou a suposição correta.
O cão estava com babesiose, uma doença causada por parasitas transmitidos por carrapatos. Em um segundo vídeo, Charlie disse que sua equipe tirou uma amostra de sangue da orelha para diagnosticar a doença do cão.
De acordo com ela, este teste é obrigatório em Oklahoma, devido ao grande número de doenças transmitidas por carrapatos.
Na legenda do vídeo, Charlie explicou que a doença estava causando a “discinesia auricular focal bilateral” do cão, que são movimentos anormais dos músculos faciais ou relacionados à orelha nas laterais da face.
Se não tratada, a doença pode causar a morte do animal. Na legenda do TikTok, Charlie explicou que o diagnóstico rápido auxiliou no tratamento do cachorro com antibióticos e que ele se recuperou por completo.
“O que mais me chamou a atenção nesse caso do TikTok foi o fato de o tutor ser extremamente atento ao seu cão. Ao menor sintoma, ele já sabia que algo estava errado”, afirma a veterinária Lívia Carolina Beserra.
“Para nós veterinários, que lidamos com seres que não sabe falar, não sabem demonstrar onde dói, por exemplo, qualquer percepção do próprio tuto nos ajuda em qual diagnóstico podemos seguir. Como uma mãe que leva o filho ao pediatra e descreve os sintomas que o bebê apresenta.”
Segundo ela, esse caso foi um sintoma à parte, pois cada cão, cada doença pode se manifestar de um jeito. “Porém, quando você percebe que o cão está com a orelha baixa, coçando bastante a região, ou sacudindo muito a cabeça, pode ser um sintoma de otite, que é uma infecção ou inflamação que acomete os condutos auditivos dos animais.”
Lívia diz que outras doenças neurológicas, derrame, tumores que podem crescer e comprimir os nervos região da face podem se revelar em comportamentos ou movimentos incomuns das orelhas.
“Em casos de sinais que aparecem e duram mais que um dia, como parar de se alimentar, letargia, é sempre bom uma avaliação física do veterinário e exames laboratoriais, caso necessário”, afirma.
FONTE: Por CNN