O título do São Paulo na Copa do Brasil, conquistado nesse domingo em final contra o Flamengo, contribuiu com as chances do Corinthians em disputar o torneio no ano que vem. O Timão depende apenas de si para alçar a vaga, mas também a pode atingir com base em conquistas de outras equipes.
A Federação Paulista de Futebol designou as cinco vagas às quais tem direito aos cinco primeiros colocados do Paulistão 2023. O São Paulo acabou em sexto na classificação geral do campeonato, uma posição à frente do Timão, mas conseguiu a vaga enquanto atual campeão da competição.
Desta forma, ao Corinthians, bastaria que um dos cinco clubes que terminaram o Campeonato Paulista acima da equipe conquistasse a vaga direta na Copa do Brasil 2024.
Palmeiras também pode ajudar
Isso é provável que aconteça com Palmeiras e Red Bull Bragantino, clubes que ocupam a zona de classificação para a Libertadores do ano que vem, o que também garante a ida à copa nacional.
Para não depender de outros clubes, restam ao Corinthians duas possibilidades. Ganhar a Copa Sul-Americana, na qual o Timão está na semifinal, ou garantir vaga na Libertadores via Brasileirão, o que é improvável, visto que a equipe de Vanderlei Luxemburgo está a 10 pontos de distância do G6.
O Corinthians volta a campo nesta terça-feira (26), para disputar o jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana, contra o Fortaleza. A bola rola às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo.
Entenda a nova regra de vagas na Copa do Brasil
As mudanças nos critérios de classificação à Copa do Brasil foram anunciados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no último mês de dezembro. Anteriormente, a entidade utilizava o ranking nacional de clubes como critério de classificação.
Em 2024, a Copa do Brasil terá 92 participantes, sendo 80 vagas distribuídas entre as federações estaduais. As demais ficam com com os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B do Brasileirão e com as equipes classificadas para a Copa Libertadores.
Em caso de sobra, as vagas vão às equipes melhor classificadas na Série A do Brasileirão.
FONTE: Por CNN