Início Manaus Defensoria Pública do AM vai fazer mutirão para retirar lixo de igarapé...

Defensoria Pública do AM vai fazer mutirão para retirar lixo de igarapé de Manaus

Ação "Consumidor Consciente" vai ser realizada neste sábado (11), na Zona Norte de Manaus.

0
Sede da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), em Manaus — Foto: Evandro Seixas/DPE-AM

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) vai promover, neste sábado (11), a primeira mobilização do projeto “Consumidor Consciente”. A ação visa retirar resíduos sólidos das margens do igarapé do Mindu, no Novo Aleixo, na Zona Norte de Manaus. A concentração será realizada na rotatória da alameda Alphaville, próximo à feira do Novo Aleixo, a partir das 8h.

De acordo com o defensor público Christiano Pinheiro, um dos responsáveis pela iniciativa, a ideia é promover a educação ambiental, incentivando o consumo consciente de produtos, sem degradar o meio ambiente. A seca extrema evidenciou o acúmulo de lixo nas margens dos cursos d’água que recortam a capital.

“Boa parte desses materiais poluidores vêm do consumo e é importante que toda a sociedade adote medidas para mitigar os efeitos do descarte incorreto desses resíduos. Por isso, estamos encabeçando essa mobilização para despertar a consciência do consumidor em relação as práticas amistosas na fase do pós-consumo, e dando a nossa contribuição para o meio ambiente”, ele.

No dia da ação, segundo a DPE, qualquer pessoa poderá se voluntariar e participar. Basta os voluntários comparecerem no local usando sapatos fechados e bonés. Levar garrafa com água potável também é indispensável.

A expectativa, conforme os coordenadores do projeto, é que a ação aconteça uma vez ao mês. Empresas e instituições interessadas podem contribuir, doando materiais para o acondicionamento do material recolhido e/ou no transporte para o aterro sanitário ou para associações de reciclagem.

“O nosso objetivo é minimizar a poluição nos nossos igarapés e despertar um novo comportamento ambiental, não só preocupado com o presente, mas também com a qualidade do ambiente que queremos deixar para as gerações futuras”, destacou o defensor Eduardo Dias, que também coordena o projeto.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui