Início Amazonas Reformada, unidade fluvial do INSS vai atender municípios do Amazonas; confira cronograma

Reformada, unidade fluvial do INSS vai atender municípios do Amazonas; confira cronograma

Atendimentos começam nesta segunda-feira (11).

0
PrevBarco, unidade fluvial do INSS, vai fazer atendimentos no Amazonas — Foto: Ricardo Machado/SGVG

Reformada, uma unidade fluvial móvel do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai atender municípios do Amazonas a partir desta semana. Os atendimentos começam nesta segunda-feira (11). Confira o cronograma.

A entrega da unidade reformada aconteceu na quinta-feira passada, 7 de dezembro, em Manaus.

Presente no evento, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que planeja duplicar a quantidade de PrevBarcos em operação na região amazônica. Atualmente, além de duas unidades destinadas ao atendimento de segurados no Amazonas, o INSS mantém outros dois PrevBarcos no Pará e um em Rondônia.

“Este é o quinto PrevBarco. No mês de fevereiro de 2024, vamos lançar o sexto e minha meta é conseguir ter 12 PrevBarcos em toda a região da Amazônia. É meta por quê? Porque é onde está a população e é nossa obrigação do Estado ir ao encontro do que a população precisa”, afirmou o ministro.

Cronograma de viagens

O PrevBarco II-AM passou por reforma e ampliação e, a partir de agora, está pronto para deixar Manaus para retomar o cronograma de viagens ao interior do Amazonas.

A primeira parada da agência-barco será no município Silves, a 204 quilômetros de Manaus, na calha do Médio Amazonas. A unidade prestará serviços previdenciários entre os dias 11 e 15 de dezembro.

Depois de Silves, a unidade fluvial ficará em Maués, a 276 quilômetros da capital, no Baixo Amazonas, de 18 a 22 de dezembro.

Em paralelo, o PrevBarco I-AM “Vovó Jandira”, também reestruturado, está em missão na região do Baixo Solimões desde outubro. Careiro da Várzea, Coari, Anori, Anamã, Caapiranga e Manacapuru são as cidades contempladas.

Nova estrutura

A partir da modernização, os PrevBarcos do Amazonas passaram a ter:

  • três salas para atendimentos de perícia médica e avaliação social;
  • ampliação de oito para dez camarotes para servidores;
  • tecnologia de ponta com conexão à internet wi-fi de alta velocidade via satélite; e
  • um técnico de Tecnologia da Informação (TI) permanentemente a bordo.

De acordo com o presidente do INSS, o número de peritos médicos federais por missão também foi ampliado. “Teremos dois peritos. São peritos que, inclusive, têm uma produtividade muito alta. Hoje, no país, nós temos até folga de perícia, não ainda no estado do Amazonas, mas chegaremos lá. Nas comunidades ribeirinhas também falta o médico para trazer o atestado. Daí, então, a Previdência tem que ir até lá”, afirmou Alessandro Stefanutto.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui