Moradores do bairro Educandos, Zona Sul de Manaus, temem novos desabamentos em área onde uma casa foi arrastada pela correnteza, após a forte chuva na capital amazonense, no domingo (17). Eles mostram preocupação com os impactos de um novo temporal que pode atingir a região.
Segundo a população, o barranco situado no Beco Corinthians, na Zona Sul, continua cedendo e mais de 30 pessoas que moram no local estão sendo afetadas.
À Rede Amazônica, o líder comunitário Gil Eanes relatou que não é a primeira vez no ano que moradores perdem casa devido as chuvas intensas em Manaus. Em 2023, já foram sete residências.
Segundo o líder, que também mora no local, um barranco que está com as casas desaba devido as mudanças do curso do igarapé. Gil revela que já denunciou a situação à Prefeitura de Manaus.
“Com a mudança do leito do igarapé, o curso da água ficou assim e a erosão está afetando a estrutura das casas. Com as chuvas, as casas vão fatalmente cair. Esse ano, já caíram três casas aqui nessa área, já caíram três no Beco da Paciência e já caíram duas no Beco Beira-Mar, por causa dessa erosão de barraco. O que os moradores querem? os moradores querem que o prefeito ou governador que os tirem daqui. Que os levem para uma moradia digna em um local seguro”, disse o líder comunitário.
Com o medo iminente dos moradores, Gil acredita que a única solução é que a prefeitura retire a população do local.
“O risco é iminente, não tem jeito. Continuando a chuva, casas vão ceder. A gente reclamou nos órgãos públicos desde do inicio do ano”, disse Gil.
O g1 procurou a Defesa Civil do Município para saber se há planos de retirada dos moradores do local e aguarda retorno.
Chuva em Manaus
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta amarelo para esta segunda-feira (18). O risco amarelo é quando há probabilidade moderada de ocorrências com danos e acidentes.
A previsão é que chova de 30 a 50 milímetros na capital.
Casa arrastada pela chuva
Uma casa foi arrastada pela correnteza durante a chuva que atingiu Manaus na manhã do domingo (17).
Em vídeo divulgado pelas redes sociais, é possível ouvir uma mulher falando que todos os pertences do dono da casa estavam dentro do flutuante.
A Secretaria-Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec) informou que esteve no local onde a casa foi levada pela chuva.
“O flutuante foi deixado no lugar sem a devida amarração e deslizou com o aumento abrupto das águas provocado pela chuva”, disse em nota.
A Sepdec disse ainda que uma visita técnica será feita no local nesta segunda (18). A visita tem como objetivo fazer uma análise à estrutura do lugar.
FONTE: Por G1 AM