A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) reforçou a obrigatoriedade da vacinação contra a raiva em animais herbívoros em seis municípios do Estado. A medida visa ajudar a manter a sanidade animal nas localidades.
Os municípios onde a vacinação contra raiva é obrigatória são: Urucará, Urucurituba, Autazes, Santo Antônio do Içá, Tefé e Careiro.
O diretor-presidente da Adaf, José Omena, destacou a importância da vacinação e que a atuação do órgão nos municípios assegurou o combate e controle da doença.
“É importante ressaltar que, ao não fazer a vacinação, surgem problemas de zoonose e econômicos para o produtor. Nessas localidades, não houve incidência de grande mortalidade devido à atuação da Adaf que desenvolve diariamente essa atividade de proteção e monitoramento. E quando há algum foco de doença, já estamos em atuação no combate e nas orientações”, destacou Omena.
Ainda segundo a agência, bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos, com idade a partir de três meses, terão que ser vacinados. Os imunizantes podem ser encontrados nas casas agropecuárias credenciadas junto à Adaf, e a vacinação pode ser realizada ao longo de todo o ano.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/d/g/xZiZUMRCC07el0FhHQNw/adaf2-vacinacao-obrigatoria-contra-raiva-dos-herbivores-em-mais-2-cidades-divulgacao-adaf.jpeg)
Obrigatoriedade na vacinação
Conforme a Adaf, a partir de 2024, os municípios de Urucará e Urucurituba entraram no programa de vacinação de seus animais herbívoros contra raiva obrigatoriamente. A medida foi anunciada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), após Urucará registrar casos da doença em 2023.
Seguindo os protocolos do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), a Adaf determinou a vacinação dos herbívoros em um raio de 12 quilômetros a partir do foco. Como parte de Urucurituba está no raio de abrangência, a obrigatoriedade de vacinação foi estendida ao município.
Os dois municípios se juntam a outros quatro onde a vacinação contra raiva já era obrigatória: Autazes, Santo Antônio do Içá, Tefé e Careiro.
José Omena enfatizou que o proprietário dos animais deverá notificar junto à Adaf a vacinação. “É importante que o produtor rural faça a imunização nas casas agropecuárias e adquira seus imunizantes contra a raiva nos herbívoros. Depois disso, tem de notificar as vacinas em algum escritório da Adaf na sua localidade”, ressaltou.
FONTE:Por G1 AM