Início Amazonas Parintins, interior do AM, registra aumento nos casos de febre Oropouche

Parintins, interior do AM, registra aumento nos casos de febre Oropouche

Em 2024, 12 casos já foram confirmados na cidade.

0
Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen, de Parintins. — Foto: Jean Beltrão/Rede Amazônica

O município de Parintins, interior do Amazonas, registrou um aumento nos casos de febre Oropouche. A cidade já confirmou 12 casos da doença, em 2024, segundo a Secretaria de Saúde Municipal.

A febre Oropouche tem os sintomas parecidos com a dengue e a chikungunya. A doença infecciosa é transmitida por um mosquito conhecido de maruim ou meruim.No dia 9 de janeiro, Parintins registrou os dois primeiros casos da febre.

Os casos foram identificados no Hospital Jofre Cohen, mas segundo a secretaria de saúde, teriam sido importados de outros municípios.”Tem a circulação viral no município de Parintins”, ressaltou a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Elaine Pires.

Até o momento, o município confirmou 12 casos da febre Oropouche. Ainda segundo o órgão de saúde da cidade, todos os casos foram tratados e nenhum evoluiu para um quadro mais grave.

Febre Oropouche

Amazonas registrou quase 200 casos de febre do Mayaro e Oropouche entre dezembro e 4 de janeiro, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

A febre Oropouche, é uma arbovirose, transmitida pelo mosquito Culicoides paraensis, também conhecido como maruim ou meruim. Outros vetores também podem transmitir o vírus oropouche. Os hospedeiros do vírus são primatas e bichos-preguiça.

Os sintomas são semelhantes ao da dengue, como dor de cabeça, dor muscular, dor na articulação, tonturas, náuseas e diarreia.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui