O naturismo é um comportamento que valoriza um estilo de vida baseado na natureza e a vida ao ar livre. Uma das práticas mais comuns para quem o defende é visitar praias de nudismo, no qual é permitido ficar sem roupa.
No Brasil, existem, oficialmente, 8 praias de nudismo reconhecidas pela Federação Brasileira de Naturismo (FBN).
Algumas regiões permitem até mesmo o surf nudista, outras possuem um acesso mais restrito. Mas em todas elas existem regras básicas de convivência.
Se você tem curiosidade para conhecer mais as praias de nudismo, continue lendo.
As 8 praias de nudismo oficiais no Brasil
As praias de nudismo no Brasil possuem uma regulamentação específica que estabelece as regras de comportamento e conduta para os frequentadores. Essa é a forma de fazer com que não existam problemas de convivência entre os visitantes.
Além disso, muitas vezes, essas regiões são cercadas por vegetação para garantir a privacidade dos praticantes e evitar a visibilidade de pessoas vestidas nas proximidades.
No Brasil, as melhores praias de nudismo — e as 8 oficias — são:
- Abricó;
- Tambaba;
- Galheta;
- Massarandupió;
- Barra Seca;
- Praia do Pinho;
- Praia de Pedras Altas;
- Praia Olho de Boi.
A seguir, conheça mais sobre cada um desses locais e quais são suas normas.
1. Abricó
Única praia de nudismo da cidade do Rio de Janeiro, Abricó fica localizada perto da Reserva de Grumari, logo após a Prainha, na Barra da Tijuca. O acesso à área naturista da praia do Abricó fica à esquerda da área comum, entre grandes pedras.
Com apenas 250 metros de extensão, ela pode ser frequentada tanto por homens e mulheres, como idosos, jovens e crianças.
Embora já existisse naturismo na região desde os anos 70, apenas em 2014 a região foi reconhecida dessa forma por lei. Assim como a maioria dessas praias, a nudez é obrigatória. Nela, animais domésticos não podem entrar e não é possível acampar.
Como chegar?
2. Tambaba
Tambaba, Conde, na Paraíba, outra praia de nudismo no Brasil também é bastante famosa e considerada uma das mais bonitas. Ela fica aproximadamente 30 km da capital, João Pessoa.
A região conta com diversas falésias, de mais de 20 metros de altura, além de piscinas naturais com águas muito claras. Ela faz parte de uma área de proteção ambiental (APA).
A formação rochosa com vegetação divide as duas partes — uma em que o nudismo na praia é permitido e em outra parte em que é opcional tirar as roupas.
Homens não podem entrar desacompanhados, mas mulheres sozinhas, casais e famílias podem fazer isso livremente.
Como chegar?
3. Galheta
Uma das praias de nudismo no Sul é a de Galheta, localizada em Florianópolis, Santa Catarina. A região é perto da Praia Mole, uma das mais visitadas em Santa Catarina.
Ela faz parte do Monumento Natural Municipal da Galheta, uma unidade de conservação com rica biodiversidade.
O movimento naturista na região existe desde 1980. A região, com 950 metros de extensão, é marcada por pedras arredondadas e lisas. A areia é fina, com vegetação nativa e mar com águas cristalinas.
O nudismo é opcional e os homens sozinhos têm a entrada autorizada. A região também tem uma infraestrutura simples. Por ter um mar forte, é bastante frequentada por surfistas.
Como chegar?
4. Massarandupió
Entre dunas e coqueirais, Massarandupió é uma praia de nudismo no Brasil localizada na cidade de Entre Rios, na Bahia — a 93 quilômetros de Salvador, capital do Estado.
A área é próxima à Praia do Forte e, para acessá-la, é preciso pegar uma estrada de areia de cerca de 7 km. Ela foi criada em 1999.
Em toda a área pode tomar banho, mas o nudismo só é permitido em uma faixa de 2 km, ou seja, nas demais partes não é possível ficar nu. Assim como a maioria das praias desse tipo, homens não podem entrar sozinho e a nudez é obrigatória.
É proibido também a construção de qualquer tipo de empreendimento a menos de 300 metros da área naturista para preservar a privacidade dos banhistas.
Como chegar?
5. Barra Seca
Barra Seca é a única praia de nudismo no Espírito Santo, na cidade de Linhares, que fica 42 km de distância da capital, Vitória. São 200 metros de extensão dentro de uma praia com mais de 10 km.
Como é uma ilha, o acesso a essa praia de nudismo é feito apenas por barco. A praia se divide em duas: uma é apenas para casais e para sócios do NatES (Naturistas do Espírito Santo), enquanto a outra é para pessoas que vão sozinhas praticar nudismo.
O mar pode ser um pouco forte em algumas épocas do ano. As águas são esverdeadas e a vegetação é de restinga nas orlas.
Como chegar?
6. Praia do Pinho
A Praia do Pinho é a primeira de nudismo do País, tendo sido reconhecida em 1988. Ela fica em Balneário Camboriú, a 15 km no centro, em Santa Catarina, entre as praias de Laranjeiras e do Estaleirinho.
São aproximadamente 500 metros de extensão. A areia é grossa, tem bela vegetação e o mar é agitado, no entanto, a praia é bastante visitada por turistas e locais.
Nesta, crianças, idosos, homens e mulheres podem frequentar a praia. E até mesmo homens sozinhos podem ficar sozinhos na faixa de areia.
A região possui uma boa infraestrutura, contando com estacionamento, camping e restaurantes, sendo considerada uma das melhores praias de nudismo.
Como chegar?
7. Praia de Pedras Altas
A terceira praia de SC que também é permitida o naturismo é a Praia de Pedras Altas, que fica no município de Palhoça. Ela fica 30 km ao sul da capital.
O acesso ao local é precário — é preciso fazer uma pequena trilha que começa na Enseada do Brito — mas é considerado uma boa praia de nudismo. O mar é tranquilo, sem ondas, ideal para as crianças.
Existe uma região naturista e uma que não é, mas ambos os lados da praia oferecem bar e restaurante. O lado do nudismo na praia tem uma pousada bem simples, com estacionamento e área para acampar.
Como chegar?
8. Praia Olho de Boi
A última das melhores praias de nudismo, que é oficialmente considerada de naturismo, é a Olho de Boi, que fica totalmente isolada em Búzios, no Estado do Rio de Janeiro.
Para chegar lá, o turista ou visitante precisa pegar uma trilha simples de 30 a 40 minutos que começa na Praia Brava.
A chegada é bastante íngreme, sendo preciso descer um morro de 600 m e depois subir encosta na volta. A região é também uma das menores: 50 km de extensão, com uma pequena faixa de areia clarinha e um mar azulado.
As rochas que cercam a praia dão privacidade aos banhistas, mas o nudismo na Praia Olho de Boi é obrigatório.
A região não tem quase nenhuma infraestrutura, então o ideal é levar guarda-sol, cadeiras, bebidas e comidas para o local se for passar o dia todo.
Como chegar?
Principais dicas para frequentar praias de nudismo
Se você está planejando frequentar uma praia de nudismo, aqui estão algumas dicas importantes para tornar a sua experiência agradável e respeitosa para todos os envolvidos:
- pesquise antes: certifique-se de pesquisar e encontrar praias de nudismo oficiais e regulamentadas em sua área ou em sua viagem. Existem praias que o nudismo é opcional, já outras não. Esteja ciente disso antes de chegar ao local;
- mantenha a higiene pessoal: esteja sempre bem higienizado, já que o contato físico é inevitável. Sempre que for sentar, tenha alguma proteção, como cangas ou toalhas;
- seja respeitoso: é preciso respeitar os frequentadores da praia. Evite olhar fixamente para os outros ou fazer comentários inadequados. Lembre-se de que cada pessoa tem o direito de se expressar da maneira que se sente mais confortável;
- não tire fotos dos outros: não é permitido fotografar nenhuma pessoa sem autorização dela. Se você quiser registrar sua viagem, apenas tire fotos suas e garanta que ninguém mais está aparecendo;
- jamais pratique atos sexuais: é terminantemente proibido, em qualquer praia, praticar qualquer ato obsceno e sexual, da mesma forma como não é permitido constranger pessoas devido a essas práticas.
Resumo
Para resumir o que falamos sobre o tema, então:
- As praias de nudismo fazem parte das práticas de naturismo, um estilo de vida que valoriza o contato com a natureza e a nudez como forma de expressão corporal e liberdade;
- Existem 8 praias oficialmente reconhecidas como naturistas no Brasil, sendo elas Abricó, Tambaba, Galheta, Massarandupió, Barra Seca, Praia do Pinho, Pedras Altas e Olho de Boi;
- Ao visitar uma praia de nudismo, pesquise antes, mantenha sua higiene pessoal, seja respeitoso, não tire foto de outras pessoas e jamais pratique atos obscenos.
FONTE: Por CNN