Nesta quarta-feira (21), a revista Time divulgou uma lista com as mulheres do ano. Entre os 12 destaques, está a roteirista e diretora Greta Gerwig e a atriz Taraji P. Henson. Segundo o portal, as líderes escolhidas estão “trabalhando para um mundo mais igualitário”.
Greta foi responsável pela direção do filme “Barbie”, que segundo o portal, arrecadou mais de US$ 1,4 bilhão de bilheteria, tornando-se não somente o maior filme do ano, mas também o filme de maior bilheteria já dirigido por uma mulher.
Para a Time, “a história de Gerwig é tanto sobre comércio quanto sobre arte: seus filmes são humanos, emocionais e divertidos; ela é a única diretora na história a ter seus três primeiros longas-metragens solo indicados para Melhor Filme no Oscar“.
E ainda completa: “esses triunfos comerciais refletem como o seu trabalho ressoa na cultura, especialmente entre mulheres e meninas, cujas vidas emocionais e ambições Gerwig explora em seus filmes”.
Já Taraji, que foi protagonista na adaptação musical de “A Cor Púrpura”, é para a Time “uma das personalidades mais elétricas e estrelas prolíficas de Hollywood, que tem puxado a cortina, compartilhando sua frustração e desgosto como mulher negra na indústria”.
A revista finaliza o artigo sobre a atriz mencionando: “Henson está decidida a manter a porta aberta para aqueles que se esforçam para seguir seus passos, apesar dos desafios que enfrentou. Ela convoca os pontos fortes de seus personagens a serviço desse objetivo”.
Além das duas personalidades, a lista da Time ainda reúne as seguintes mulheres:
- Coco Gauff, tenista norte-americana
- Leena Nair, CEO Global da Chanel
- Claudia Goldin, economista e ganhadora de um Prêmio Nobel
- A dupla composta pela israelense Yael Admi e pela palestina Reem Hajajreh, que advogam pela paz na Faixa de Gaza.
- Ada Limón, poetisa
- Andra Day, cantora
- Nadia Murad, ativista dos direitos humanos
- Jacqui Patterson, ativista para mudanças climáticas
- Marlena Fejzo, geneticista
FONTE: Por CNN