Início Destaques Congresso faz debate paralelo sobre vínculo trabalhista de motoristas por aplicativo

Congresso faz debate paralelo sobre vínculo trabalhista de motoristas por aplicativo

STF analisa se alcance de decisão deve ter repercussão geral; parlamentares reagem e querem protagonismo na regulamentação da categoria

0
Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que assegura a relação trabalhista entre o motorista e a empresa dona da plataforma 20/12/2022REUTERS/Adriano Machado

Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) discute a existência ou não de vínculo trabalhista entre motoristas de aplicativo e as plataformas que prestam esse tipo de serviço, tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que assegura a relação trabalhista entre o motorista e a empresa dona da plataforma.

Nesta sexta-feira (23), o STF começou a analisar o alcance de decisão. Se reconhecida a repercussão geral, a Corte vai elaborar documento para orientar disputas que tramitam em instâncias inferiores da Justiça.

O debate no STF, no entanto, não agrada alguns parlamentares. O relator do projeto de lei sobre os motoristas de aplicativo, Augusto Coutinho (Republicanos-PE), afirmou que a decisão tem que ser tomada no pelo Congresso Nacional e não pela Justiça. “O STF está legislando”, disse o parlamentar à CNN.

O projeto de lei foi apensado a outras 25 propostas que tramitam sobre o mesmo tempo na Casa e já passou pelas comissões de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Diante do avanço do tema no STF, o parlamentar quer agora acelerar a tramitação do texto. Segundo o relator, o projeto já foi levado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que sinalizou que deve dar “urgência à questão”.

“É o momento de articulação política não só com Lira, mas com os líderes também”, disse.

Coutinho acredita que a aprovação do projeto pode “pacificar a questão de uma vez por todas” sem a inferência do Judiciário ou do Executivo – que também criou um grupo de trabalho para regulamentar trabalhadores por aplicativos.

FONTE: Por CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui