O 57º Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, vai ser transmitido na íntegra, ao vivo, na Rede Amazônica e em diferentes plataformas da Globo. A proposta de como a transmissão vai ser realizada foi apresentada para os presidentes dos bumbás em uma reunião na sede da emissora em Manaus, na tarde desta quinta-feira (2).
Na reunião online, o diretor do Grupo Globo, Gabriel Lacome, conversou com os presidentes Rossy Amoedo (Caprichoso) e Fred Goes (Garantido), e o CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Jr., e falou sobre a importância da transmissão. E garantiu que visibilidade e qualidade artística para a transmissão estão entre as prioridades.
Os três dias de evento vão ser transmitidos na íntegra, ao vivo, para:
- 5 estados da Rede Amazônica,
- 40 países pela TV Globo Internacional,
- Globoplay, com sinal aberto para não assinantes,
- Multishow.
Lacome informou que a cobertura vai contar com profissionais locais que têm conhecimento sobre o festival, mas também com grandes nomes da Globo.
Os três dias de evento vão ser transmitidos na íntegra, ao vivo, para:
- 5 estados da Rede Amazônica,
- 40 países pela TV Globo Internacional,
- Globoplay, com sinal aberto para não assinantes,
- Multishow.
Lacome informou que a cobertura vai contar com profissionais locais que têm conhecimento sobre o festival, mas também com grandes nomes da Globo.
Na TV Globo, a programação vai ter diferentes atrativos, como uma edição do programa Encontro ao vivo de Parintins.
Confira como vai funcionar a transmissão na TV Globo:
- Encontro ao vivo de Parintins
- Matéria no Fantástico
- Cobertura jornalística nacional
- Flashes na programação
- Programa especial no fim de semana seguinte ao evento
Após a reunião, o presidente do boi Caprichoso, Rossy Amoedo, afirmou que gostou do que foi apresentado pela Globo para a transmissão e que a cidade de Parintins e o festival só tem a ganhar com a parceria.
“Com a apresentação das plataformas, dos canais que vão estar no festival faz com que a gente se sinta mais seguro. Em reunião. O diretor da Globo nos passou o formato e quem ganha é Parintins e o Festival. Tudo nos deixou muito tranquilo com o que vai vir pela frente em termos de divulgação do espetáculo”, disse.
O presidente do boi Garantido, Fred Góes, afirmou que se sentiram felizes ao saberem que o festival vai ser transmitido na íntegra, para que todo o espetáculo possa ser mostrado para todo o país.
“Tudo isso nos traz um conforto porque nós produzimos esse espetáculo chamado Festival de Parintins. Estamos em um momento em que a TV Globo vai pousar em Parintins com a sua potência em termos de comunicação, grandes transmissões e nós lá, na nossa Ilha de Parintins, nos preparando também para um novo momento de aperfeiçoamento dos espetáculos dos bois”, afirmou.
Para o CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Júnior, o trabalho vai além e envolve diretamente a Globo e amplia as plataformas de transmissão e o alcance da cultura local.
“Nós voltamos a transmitir o festival em uma configuração muito diferente dessa vez. Tem uma participação extremamente importante da Globo, inclusive, ajudando na produção de tudo o que vai ser feito em Parintins, e usando todas as plataformas da Globo e da Rede Amazônica nessa ação. Isso é muito gratificante”, disse Phellipe Daou.
Globo e Rede Amazônica transmitem 57° Festival Folclórico de Parintins
Em entrevista à emissora, nesta quinta-feira (2), o governador Wilson Lima, oficializou a parceria para a transmissão da 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins.
A assinatura do contrato que autorizou a transmissão aconteceu na sede do Governo do Amazonas, em Manaus, nesta quinta.
Em fevereiro, a Rede Amazônica já havia transmitido o Carnaboi. A festa funciona como uma prévia do festival folclórico e abre a temporada “bovina” no estado.
O evento foi exibido para todo o Amazonas, além do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. Mais de 35 mil pessoas lotaram o Studio 5, em Manaus, durante as duas noites de apresentação.
O Festival
O Festival Folclórico de Parintins foi criado, em 1965, para arrecadar doações para a conclusão da obra Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. Desde então, cresceu e ganhou o Amazonas e o país, se tornando o maior espetáculo a céu aberto.
Graças ao festival, por meio dos espetáculos produzidos pela imaginação dos artistas parintinenses de Caprichoso e Garantido, a festa popular ganhou o título de Patrimônio Cultural do Brasil e expandiu a cultura amazonense para o mundo ver. Com o sucesso da festa, os artistas foram ‘exportados’ para os carnavais do Rio e São Paulo, levando a arte parintinense além fronteiras.
Em cada duelo, a agremiação tem o tempo mínimo de duas horas de apresentação e o tempo máximo de 2 horas e 30 minutos. Enquanto um boi se apresenta, a ‘galera’, nome dado à torcida, deve permanecer em silêncio.
FONTE: Por G1 AM