Início Mundo Morre Kabosu, cachorra que inspirou o Dogecoin

Morre Kabosu, cachorra que inspirou o Dogecoin

Cão da raça shiba inu japonês “caiu em um sono profundo” na manhã desta sexta-feira (24), aos 18 anos

0
Kabosu ficou conhecida na internet em 2010, quando uma foto dela posando com as patas dobradas e uma expressão interrogativa viralizou Philip Fong/AFP/Getty Images

Kabosu, a cachorra que lançou mil memes “doge”, morreu, anunciou seu dono nesta sexta-feira (24).

O shiba inu japonês “caiu em um sono profundo” na manhã desta sexta-feira, aos 18 anos, escreveu Atsuko Sato em um blog.

“Do lado de fora da janela, os pássaros cantavam em uma linda manhã. Enquanto eu a tocava, ela faleceu suavemente”, escreveu Sato, professora de jardim de infância na cidade japonesa de Sakura. “Acho que ela era a cachorra mais feliz do mundo.”

Kabosu se tornou um dos animais mais reconhecidos na internet em 2010, quando uma foto dela posando com as patas dobradas e uma expressão interrogativa se espalhou por fóruns como o Reddit.

Isso provocou uma proliferação de memes “doge”, baseados num erro ortográfico intencional da palavra “cachorro”, com internautas fazendo photoshop do rosto de Kabosu em doces, pontos de referência e outros animais.

A popularidade dos memes “doge” foi cimentada em dezembro de 2013, quando Kabosu se tornou o rosto da criptomoeda alternativa Dogecoin – uma resposta irônica ao Bitcoin que refletia o amor da Internet pelos memes de animais. Seguiram-se outros tokens meme, incluindo uma moeda shiba inu.

Dogecoin conta com Elon Musk entre seus fãs. Em maio de 2021, ele fez uma enquete com seus milhões de seguidores no Twitter sobre se a Tesla deveria aceitar a criptomoeda como forma de pagamento.

Um mês antes, quando a popularidade das criptomoedas estava aumentando, a demanda por Dogecoin disparou tanto que quebrou brevemente o sistema de negociação de criptomoedas do Robinhood, uma plataforma de negociação e investimento de ações.

Uma postagem da Dogecoin no X nesta sexta-feira (24) chamou Kabosu de “inspiração” da comunidade. “O impacto que este cão causou em todo o mundo é imensurável”, dizia o post.

Sato disse em uma série de postagens no Instagram em 2022 que Kabosu tinha leucemia e doença hepática. Ela está planejando realizar uma “reunião de despedida” no domingo.

FONTE: Por REUTERS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui