Mês de férias escolares: o que fazer com as crianças? Eu ainda não tenho filhos, mas vejo o quanto meus irmãos e amigos se desdobram pra inventar atividades diferentes em família.
Separei, então, 5 jogos que podem ser uma alternativa pra juntar toda a família e deixar os pequenos longe das telas:
1. Taco: lembra do clássico tapão no baralho? A ideia é essa. As cartas têm figuras diferentes e ficam viradas pra baixo, ou seja, a gente não vê. Aí um jogador por vez joga uma carta na mesa e fala o nome de uma das figuras – se for a figura que sair na hora, tem que bater! Quem bater por último fica com as cartas do monte. Ganha quem ficar com a mão vazia primeiro.
2. Dr. Eureka: eu joguei esse com a minha sobrinha, e a gente se divertiu bastante. A gente brinca de ser cientista! Cada jogador recebe 3 tubos de ensaio, com 3 bolas coloridas em cada um deles. Aí a gente tira uma carta com uma sequência específica das cores nos tubos. A ideia é reproduzir o que tá nessa carta, sem pegar as bolinhas com as mãos ou tocar na mesa. Quem fizer isso primeiro, ganha.
3. Dixit: o mais famoso da lista! Cada jogador tem 6 cartas – um é o narrador da rodada. Aí ele escolhe uma carta da mão, coloca virada pra baixo, sem ninguém ver, e dá uma dica sobre a carta. Os outros escolhem uma carta da própria mão que eles acham ter a ver com a dica. Aí embaralha tudo e você precisa descobrir, entre aquelas cartas, qual foi a escolhida pelo narrador. Parece confuso, mas é bem divertido!
4. Sintonia: eu AMO esse jogo! Uma pessoa da equipe escolhe uma ficha com dois extremos (por exemplo, quente ou frio) e vê onde está o indicador de jogo, nesse caso, se mais para o quente ou para o frio. Aí ela precisa pensar em uma dica com poucas palavras que faça o time acertar onde está o termômetro – usando o mesmo exemplo, se estiver no muito quente, ela pode dizer “Rio de Janeiro no começo do ano”. O objetivo é ver qual time está em mais sintonia.
5. RectoVerso: pra brincar de encaixar as pecinhas! Também joguei com a minha sobrinha e ela adorou. O jogo tem vários blocos de tamanhos e cores diferentes. Aí a gente tira uma carta com uma configuração específica desses blocos. São duas pessoas jogando por vez, aí elas têm que – juntas – reproduzir o que está na carta sem deixar sobrar nenhum bloco. Quanto mais rápido, mais pontos. Ganha quem tiver a maior pontuação no final.
FONTE: Por CNN