Início Destaques Boxeadora garante 1ª medalha para Time de Refugiados em Paris 2024

Boxeadora garante 1ª medalha para Time de Refugiados em Paris 2024

Boxeadora garante 1ª medalha para Time de Refugiados em Paris 2024

0
Cindy Ngamba se classificou à semifinal do boxe Mehmet Murat Onel/Anadolu via Getty Images

A boxeadora Cindy Ngamba escreveu seu nome na história da Olimpíada. Neste domingo (5), a atleta conquistou vaga nas semifinais do boxe e garantiu a primeira medalha da história do Time dos Refugiados.

Cindy superou a francesa Davina Michel por decisão unânime dos juízes. Na próxima quinta-feira (8), Ngamba vai encarar a panamenha Ateyna Bylon, na semifinal.

A boxeadora de 25 anos nasceu em Camarões e mora na Inglaterra. A família de Cindy deixou o país africano quando ela ainda era pequena em busca de melhores condições de vida.

Apesar de morar no país desde criança, Cindy e a família não possuem passaporte britânico. Aos 15 anos começou com o boxe e, em 2021, conseguiu o status oficial de refugiada.

Quase deportada

Em 2019, Cindy e o irmão foram convocados por autoridades em Manchester, na Inglaterra, para provar que ainda estavam no Reino Unido. Os dois foram presos e levados para Londres.

“Eu achei que iria assinar algumas coisas e voltar para casa. De repente, você é algemada e jogada na traseira de uma van”, disse à BBC.

A situação foi resolvida apenas após Cindy ligar para um tio, que trabalha no governo. A boxeadora, lésbica, temia ser deportada. Camarões é um dos países que mais persegue pessoas LGBTQIAPN+.

Time de refugiados

O Comitê Olímpico Internacional (COI) criou o Time de Refugiados. O grupo de atletas disputou a Olimpíada pela primeira vez em 2016, no Rio de Janeiro.

Em Paris 2024, o número de atletas da delegação é o maior da história. No total, 37 atletas disputam 12 modalidades diferentes.

FONTE: Por CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui