A redução de dias de sessões na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) de três para dois dias por semana será flexível, conforme esclarecido nesta terça-feira (18) pelo presidente Roberto Cidade. Ele explicou que a medida tem o objetivo de proporcionar mais tempo aos parlamentares para viagens ao interior do estado, sem alterar a quantidade de sessões semanais.
- Antes, as sessões aconteciam nas manhãs de terças, quartas e quintas-feiras. Com a aprovação da Resolução Legislativa nº 9 de 2025, a obrigatoriedade de serem nesses dias específicos foi retirada.
- Agora, as sessões da Aleam serão realizadas conforme a necessidade, sem dias fixos. A Mesa Diretora terá liberdade para definir o calendário das três sessões semanais por meio de requerimento com a programação semestral.
Durante a sessão ordinária desta terça-feira, Roberto Cidade explicou sobre a resolução que readequou artigos do regimento interno para viabilizar a realização das sessões.
“As reuniões ordinárias da Assembleia Legislativa ocorrerão nos dias e horários definidos no calendário do Art. 65, II, do regimento, e sua duração será ajustada conforme a necessidade para concluir os trabalhos do dia”, afirmou o presidente da Aleam.
Roberto Cidade também destacou que a medida tem como objetivo proporcionar mais tempo para que os deputados possam viajar ao interior do Amazonas para levantar pautas que atendam às necessidades da população.
“O regimento foi atualizado, mas isso não significa que os deputados trabalharão menos. Pelo contrário. Mantemos as três sessões semanais e, com a alteração, os parlamentares terão mais tempo para se dedicar ao interior, aos bairros de Manaus, aos debates nas comissões técnicas e às audiências públicas. Estamos, na verdade, otimizando a nossa atuação. Quero deixar claro à população que não estamos diminuindo a carga de trabalho”, explicou.
FONTE: Por G1 AM