Denise Correia Santiago, a mulher que teve uma reação na boca após usar a pasta de dente Colgate Clean Mint, pretende processar a empresa após ficar com os lábios inchados por cinco dias. Ao g1, ela disse não ter recebido respaldo da companhia.
Em nota, a Colgate lamentou as situações adversas envolvendo o uso do creme dental (veja o posicionamento completo abaixo).
A moradora de Miracatu (SP) disse ter sentido o produto mais forte já no primeiro uso, mas só após cinco dias começou a notar sintomas como vermelhidão, inchaço e queimaduras na boca. “Comecei a sentir uma secura na boca, aí depois apareceu uma mancha vermelha, como se fosse um queimado, só que aí esse queimado foi aumentando pela boca, ao redor, por dentro do lábio todo”, lembrou. Por conta das feridas, ela não conseguia comer direito.
“Meu maior medo era ficar passando fome por muito tempo. A dor e a fome incomodaram mais que a aparência. É claro que fui motivo de chacota para algumas pessoas”, contou Denise.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/v/1/ReCGX9RWCBm9AUBS3bWA/g1-889-.png)
Denise disse que, além de ficar cinco dias com a boca inchada, levou mais dois para se recuperar totalmente das queimaduras e machucados na língua. Ela decidiu entrar na Justiça após conversar com um advogado especialista em direito do consumidor.
“Gostaria que as informações contidas atrás do produto fossem escritas com letras maiores […] e quando o fabricante mencionar que o produto possui nova fórmula, especificar qual o componente que foi acrescentado na embalagem”, afirmou Denise.
O advogado Victor Hugo Herculano da Silva, que representa Denise, disse que trabalha em uma ação de indenização que deve ser protocolada nos próximos dias. “Tomaremos todas as medidas judiciais cabíveis para a reparação de todos os danos físicos e psicológicos sofridos com o ocorrido”, explicou.
De acordo com o advogado, a empresa atuou de forma “irresponsável” ao alterar a fórmula sem fazer os devidos testes e cuidados. O profissional acrescentou que a situação gerou efeitos colaterais em diversos consumidores.
“Inclusive minha cliente, sendo portanto, [a empresa] responsável objetivamente por todos os danos causados, com base no artigo 12 do código de defesa do consumidor”, disse o advogado.
O que diz a Colgate?
Por meio de nota, a companhia lamentou as “situações adversas” envolvendo o uso do creme dental Total Prevenção Ativa Clean Mint.
“Entendemos a relevância das reações relatadas por uma parcela de nossos consumidores e temos forte compromisso com a apuração de cada relato. Nos colocamos à disposição para tratar cada um deles por meio do www.colgatepalmolive.com.br/contact-us”, finalizou a empresa.
Reação alérgica
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/p/E/GkJZtuRZGN7CGsA1BKQw/g1-870-.png)
Denise relatou anteriormente ter cogitado a possibilidade da reação ser causada após lambidas de gatos, o que já aconteceu outras vezes sem causar problemas. No entanto, ela disse ter sido informada pelo médico que se tratava de uma reação alérgica, de origem desconhecida.
A mulher tomou duas injeções e medicação antialérgica. Depois, o médico recomendou que ela permanecesse em observação porque corria o risco de fechamento de glote [causado pelo edema de glote, uma reação alérgica grave que pode levar à morte].
Após algumas horas na unidade hospitalar, Denise foi liberada para casa com a orientação de retornar ao posto de saúde caso sentisse algo estranho novamente.
Como estava sem almoçar, ela decidiu comer e, na sequência, escovou os dentes com a mesma pasta, sem desconfiar que a reação fosse do produto. Após fazer a higiene bucal, Denise percebeu que os sintomas estavam voltando e que o lábio estava inchando novamente. “Comentei com a minha irmã, foi quando ela olhou e viu essa situação da Colgate. Não usei mais ela [pasta de dente]”, disse.
Ela precisou tomar analgésico por causa da dor que está sentindo nas amígdalas. “Estou com a língua queimada em cima e embaixo, na gengiva, está tudo sensível. E é aquilo, se eu não tivesse ido para o pronto-socorro, pelo menos ter tomado a medicação, sei lá o que teria acontecido”.
O marido dela e o filho fizeram uso da pasta, mas não apresentaram sintomas. “Não pensei que uma pasta de dente pudesse causar todo esse estrago e isso porque a gente escova o dente e cospe. A gente não engole a pasta, a gente enxagua, mas causou irritação na garganta a ponto de inchar as amígdalas”.
Suspensão da Colgate Clean Mint
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/M/A/Lq4B0bTBibLdw0FizJqQ/mare-22-.png)
A decisão da Anvisa em suspender o produto havia sido tomada após o registro de oito notificações, envolvendo 13 eventos adversos relacionados ao uso dessa pasta. A determinação foi publicada no Diário Oficial em 27 de março e revogada no mesmo dia.
Veja os principais sintomas relatados:
- Inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral;
- Sensação de ardência e dormência nos lábios e na boca;
- Boca seca;
- Gengiva irritada e vermelhidão.
A Clean Mint é uma nova versão de um dos cremes dentais mais populares da marca, a Colgate Total 12. A empresa anunciou uma mudança na fórmula e no nome.
Nota anterior da Colgate:
A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.Reproduzir vídeo
FONTE: Por G1