Joaquim Leite também visitou uma comunidade ribeirinha e lixão do município durante agenda na cidade. Cidade tem um dos piores índices de queimadas do estado.
O Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, visitou o município de Humaitá, no interior do Amazonas, na quarta-feira (18). Em sua agenda na cidade, ele acompanhou uma operação de combate a queimadas, visitou uma comunidade ribeirinha e o lixão do município.
Em agosto deste ano, o Amazonas bateu recorde histórico de queimadas. Nos primeiros 26 dias deste mês, foram registrados 8.172 focos de incêndios, contra 8.030 registrados no mesmo mês, no ano anterior. Humaitá é uma das cidades que apresenta os piores índices.
No início de sua agenda no município, o ministro viu a atuação da Força nacional, Corpo de Bombeiros, Exercito e Policia Ambiental, na Operação Guardiões do Bioma. A ação visa atuar na prevenção, repressão e investigação de casos relacionados a queimadas e outros crimes ambientais na Amazônia.
Leite também visitou uma comunidade ribeirinha chamada “Paraisinho”, que fica há 10 minutos de distância de Humaitá. No local, o ministro falou sobre a preservação do bioma e também sobre produtos que são cultivados na comunidade.
O Ministro seguiu para a base do Corpo de Bombeiros, localizada em uma região distante da cidade. A distância, segundo a corporação, dificulta ações de pronta resposta ao combate às chamas na Zona Urbana.
A agenda de Leite à Humaitá teve fim no lixão da cidade. Ele deixou a cidade e seguiu para Porto Velho e, de lá, deve retornar para Brasília.
FONTE: Por G1 AM