Início Manaus Armadilhas contra o Aedes aegypti são instaladas em casas de Manaus

Armadilhas contra o Aedes aegypti são instaladas em casas de Manaus

0
Aedes aegypti (Foto: Reprodução)

Ao todo, 300 casas serão contempladas em todas as zonas da capital.

Um mutirão para instalação de armadilhas para combater o mosquito Aedes aegypti, em Manaus, teve início nesta segunda-feira (20). Ele é transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya e o zika vírus.

O G1 acompanhou as equipes da Prefeitura de Manaus no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste da capital.

Segundo o chefe do núcleo de controle da dengue, Alciles Comape, 300 armadilhas serão instaladas em casas de todas as regiões da capital.

As armadilhas feitas em uma vasilha simulam o ambiente para a reprodução do mosquito. A ação é orientada pelo Ministério da Saúde para avaliar a resistência do Aedes em relação ao inseticida e larvicida utilizados.

“Nosso objetivo maior é instalar essa armadilha dentro do imóvel ou fora dele, dependendo do local. A expectativa é que a fêmea procure esse criadouro para depositar os ovos. Dentro da vasilha temos uma palheta de alcatex, ou seja, ela é toda enrugada e objetivo é que o mosquito chegue nesse lugar e reproduza”, explicou.

Com os ovos coletados, em quatro dias, o material é encaminhado ao Ministério da Saúde para um estudo. Os profissionais devem mensurar a dimensão de infecção do mosquito na região.

“Vamos trabalhar nos 63 bairros de Manaus e tentar fazer uma varredura em todos eles, para depois, com o resultado, direcionar as ações, de acordo com a quantidade de ovos que forem coletados. Estamos pegando carona numa determinação do Ministério da Saúde de, a cada 3 ou 4 anos, fazer esse trabalho”, disse.

A dona de casa Fabiana Ramos, moradora do bairro Jorge Teixeira há 24 anos, disse que autorizou a ação em casa, pois comentou que há muito mosquito no local. “Pediram permissão, deixamos fazer esse teste. Até porque já pegamos febre chikungunya e temos crianças aqui”, contou.

O trabalho é feito por equipes de agentes de endemias, em parceria com a Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Cada armadilha será instalada em uma distância de nove quarteirões uma da outra, em locais selecionados, como residências, comércios, empresas ou escolas.

Armadilhas serão instaladas em todas as zonas de Manaus — Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

FONTE: G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui