Doses serão aplicadas até o dia 29 de outubro em todos os municípios do Amazonas em menores de 15 anos
Crianças e adolescentes com a caderneta de vacinação atrasada poderão colocar a imunização em dia. O Amazonas deu início, nesta sexta-feira (1º), à Campanha Nacional de Multivacinação para menores de 15 anos de idade que deixaram de tomar vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
As doses serão aplicadas até o dia 29 de outubro em todos os municípios do Amazonas.
Entre as vacinas disponíveis nos postos na campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela, HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano) e ACWY para adolescentes.
A vacinação é importante para evitar que algumas doenças que já estão erradicadas retornem. Todas as vacinas podem ser aplicadas juntamente com as doses contra a Covid- 19.
Mutirão contra a Covid-19
Nesta sexta-feira (1º) e no sábado (2), Manaus realiza um novo mutirão para vacinação contra a Covid-19. O mutirão tem como principal objetivo aplicar doses de reforço em profissionais de saúde a partir de 50 anos e pessoas a partir de 60 anos, que tomaram a segunda dose há mais de seis meses (ou até 1º), e em imunossuprimidos com 18 anos ou mais.
Também serão disponibilizadas a primeira e a segunda dose para pessoas com 12 anos ou mais. Serão seis pontos estratégicos que funcionarão com horário estendido: das 9h às 21 na sexta-feira e das 9h às 18h no sábado. Os postos das unidades básicas de saúde (UBS), da Prefeitura de Manaus, atenderão no horário das 9h às 16h nos dois dias de mutirão.
FONTE: Por G1 AM