A Federação Internacional de Handebol informou que está mudando as regras da modalidade para que as mulheres possam usar como vestimenta shorts ao invés de biquínis durante as partidas.
O regulamento diz que os shorts precisam estar dez centímetros acima da patela, o osso da frente do joelho.
Em julho desse ano, durante a disputa da Euro de Handebol Feminino 2021, atletas da seleção feminina de handebol de praia da Noruega foram multadas pela federação europeia por usarem shorts ao invés de biquínis.
O assunto foi abordado e comentado em boa parte do mundo, com pessoas influentes mostrando seu apoio à postura da seleção norueguesa. Um exemplo foi a cantora pop norte-americana Pink, que afirmou estar orgulhosa com as meninas em um post na sua conta oficial do Twitter.
A ativista australiana Talitha Stone, que liderou, em 2012, a campanha que criticava a Lingerie Football League (Liga de futebol americano feminino), ressaltou a importância desse momento para a sociedade e que espera grandes mudanças em um futuro próximo.
“Espero que este seja o começo do fim do sexismo e da objetificação de mulheres e meninas no esporte. E que, no futuro, todas as mulheres sejam livres para praticar esportes sem medo da roupa que estejam usando e de assédio sexual”, disse Stone.
FONTE: Por Folhapress